Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
30 Novembro, 2018

Sec. Estado: “O Alentejo andou à frente no SI2E”

A CIMAA promoveu SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego no Alto Alentejo.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu a sessão pública de Entrega dos Termos de Aceitação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E).

A apresentação decorreu esta sexta-feira, 30 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Marvão.

A cerimónia protocolar contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Nelson de Souza: “O programa serve para que as regiões possam avançar”

O governante considerou que o SI2E é “um instrumento essencial para o equilíbrio do sistema económico”, avançando que o mesmo é “essencial para o país empresarial. Se ele (SI2E) não existisse ficava um Portugal 2020 com uma perna incompleta. O programa serve para que as regiões possam avançar”.

O Secretário de Estado admitiu que o “Alentejo andou à frente no SI2E” e dirigindo-se diretamente aos promotores, afirmou que “não agradeçam a ninguém. Executem os projetos e obtenham os resultados pretendidos, criando postos de trabalho e riqueza”.

Ricardo Pinheiro: “É um programa bem sucedido”

O Presidente da CIMAA, Ricardo Pinheiro reconheceu que “não vivemos num território populacional, temos de criar mecanismos para gerar riqueza em diversas áreas”.

Ricardo Pinheiro felicitou os empreendedores por apostarem em áreas tão diversas como a hotelaria, turismo e tecnologia.

“Fazer investimentos e criar postos de trabalho infelizmente é difícil neste território de baixa densidade”.

Para o Presidente da CIMAA, o SI2E, “é um programa bem sucedido”.

No início da sessão foi exibido o filme promocional SI2E produzido pela Perspetiva

O SI2E envolveu 38 candidaturas de projetos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, a ser implementados em todo o território do Alto Alentejo, das quais resultou a criação de 78 postos de trabalho em diversas áreas de atividade, e que representam um montante total de investimento privado que ascende aos 6 milhões e 700 mil euros.

Estes investimentos foram comparticipados pelo FSE em 300.435,00€, e pelo FEDER em 2.861,017,88€.

SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego

O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), regulamentado pela Portaria 105/2017 de 10 março, visa apoiar projetos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas com criação líquida de emprego, através do financiamento a novos postos de trabalho e a despesas de investimento.

Este sistema de incentivos pretende complementar os apoios existentes para as empresas no Domínio “Competitividade e Internacionalização”, tendo um enfoque em projetos que, pela sua dimensão/natureza/ausência de cariz exportador ou menor cariz de inovação não possam ser apoiados no âmbito dos Sistemas de Incentivos do Domínio Competitividade e Internacionalização.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.