ActualRegional
28 Março, 2022

Rui Nabeiro celebra hoje 91º aniversário. Parabéns, Comendador!

Também hoje o Centro Educativo comemora 15º aniversário e Centro de Ciência do Café o seu 8º aniversário.

O empresário campomaiorense Rui Nabeiro celebra hoje, segunda feira, 28 de março, 91 anos de vida.

Rui Nabeiro é um homem muito apreciado por todos, quer na sua terra natal (Campo Maior), na sua região: o Alentejo e no país.

Todos reconhecem humildade no homem que construiu um império na área do café e mais tarde no azeite e vinho.

Empresário líder no mercado dos cafés, constituiu em 1982 a Novadelta e, em 1984, criou uma nova fábrica de torrefação, na altura a maior da Península Ibérica.

Em 1988 criou a holding Nabeirogest, através da qual soma, atualmente, investimentos no ramo agrícola e vitivinícola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria.

A 9 de Junho de 1995, Mário Soares atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial, Classe Industrial, e a 5 de janeiro de 2006, Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Grupo Nabeiro-Delta Cafés

Líder no seu segmento em Portugal, com 59 anos de história, presente em 40 países, espalhados por cinco continentes, está estabelecido em Espanha, França, Luxemburgo, Angola, Brasil e China enquanto, em outros países, o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, conta com cerca de 3.800 colaboradores.

Rui Nabeiro e o seu filho: João Manuel Nabeiro

A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objetivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. O Grupo concentra na Associação Coração Delta todas as suas ações de Responsabilidade Social que se desenvolvem nas comunidades onde a empresa está inserida.

Centro Educativo Alice Nabeiro

Em 2007 inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extraescolares das crianças de Campo Maior.

Aposta numa formação integrada e alargada das crianças através de projetos e experiências inovadoras e desenvolve o espírito empreendedor a crianças dos 3 aos 12 anos. As crianças crescem com os mais diversos talentos e vocações.

Com o patrocínio da Delta a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.

Rui Nabeiro e a sua filha: Helena Nabeiro

Adega Mayor

Inaugurada em 2007, a Adega Mayor é o projeto vitivinícola do Grupo Nabeiro, onde a arte do vinho se cruza com a de Siza Vieira.

Com vinhas localizadas na Herdade das Argamassas e Herdade da Godinha, em Campo Maior, no Alentejo, a Adega Mayor tornou-se, desde logo, uma referência no enoturismo português por ser a primeira adega de autor construída em Portugal.

Centro de Ciência do Café

O Centro de Ciência do Café nasce do desejo, por parte do Comendador Rui Nabeiro, um homem que continua a dedicar a sua vida ao café, de criar um espaço com características únicas em Portugal, na europa, e mesmo a nível mundial, que transmita o conhecimento existente sobre temáticas relacionadas com o café.

É um edifício com uma área total de 3426 m2, que está localizado na simpática vila de Campo Maior, ponto estratégico para ser visitado quer por portugueses, quer pelos vizinhos espanhóis.

Um centro moderno que alia conhecimento, divulgação técnico-científica, informação, atividades interativas e que pretende divulgar a cultura do café e promover espaços dinâmicos do conhecimento e lazer e onde se estimule a curiosidade e o desejo de aprender.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.