ActualRegional
19 Março, 2022

Pós-Graduação em Enoturismo no Alentejo

Oferta formativa decorre da elevada importância que o setor do vinho e do turismo têm vindo a assumir na economia nacional.

O Instituto Politécnico de Portalegre em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e com a Comissão Vitivinícola da Região Alentejana desenvolveram a Pós-Graduação em Enoturismo, que conta com o apoio da Agência Regional de Promoção Externa do Alentejo e da Comissão de Coordenação da Região Alentejo. 
A criação desta oferta formativa decorre da elevada importância que o setor do vinho e do turismo têm vindo a assumir na economia nacional.

O setor do Enoturismo foi reconhecido como prioritário para o desenvolvimento turístico do país como pilar para a criação de produtos exclusivos dirigidos a segmentos de mercado que valorizem não só o vinho, mas também a identidade social e cultural das regiões onde se inserem estes projetos.
Nesse sentido, e sendo o Alentejo uma região de excelência em termos de produção de vinho e com vários projetos de Enoturismo de elevada qualidade, entendeu-se estarem reunidas as condições ótimas para a criação da Pós-Graduação em Enoturismo. 
Esta formação destina-se a empresários do setor, gestores e colaboradores de empresas enoturísticas, profissionais relacionados com a hotelaria e o turismo e todos os interessados na área da vinha, do vinho e do turismo. 


O curso funcionará em regime de B-Learning. Durante os dias úteis da semana, os formandos terão duas aulas online em horário pós-laboral. Por outro lado, e de forma a possibilitar o contacto presencial com as componentes mais sensoriais do curso e o conhecimento in loco de projetos emblemáticos de Enoturismo, realizar-se-á uma aula presencial por mês. De cariz prático, esta aula poderá decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre ou poderá consistir numa visita de estudo a projetos de Enoturismo, palco de experiências diferenciadoras e sustentáveis. 


Com esta oferta formativa, pretende-se dotar os formandos de conhecimentos sobre vinho, turismo e Enoturismo, que lhes permitam desenvolver projetos inovadores de Enoturismo, complementar os conhecimentos teóricos e práticos de profissionais que já desenvolvam as suas atividades nessa área ou na do vinho, proporcionar uma formação multidisciplinar que contribua para a aquisição ou aprofundamento de conhecimentos nas áreas da produção do vinho, do turismo, da gestão, do marketing, do empreendedorismo, do comportamento do consumidor, da história e da geografia das regiões vinícolas, entre outros.
Para que a frequência deste curso seja um momento de partilha de experiências e de conhecimentos enriquecedor, a formação estará a cargo de professores do Politécnico de Portalegre mas também de empresários e profissionais com vasta experiência e conhecimentos no setor Vitivinícola e do Turismo regional e nacional. 
Até 31 de março poderá ser possível realizar a candidatura online em www.ipportalegre.pt.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.