ActualRegional
17 Fevereiro, 2022

Ponte de Sor inaugura Espaço I. Parceria com NOS permite criar 25 Postos de Trabalho

Espaço I integra empresas e inovação no reabilitado Mercado Municipal.

O 1º andar do Mercado Municipal de Ponte de Sor é a partir de hoje, 17 de fevereiro, um polo tecnológico, através da instalação do Espaço I.

Um dos ocupantes do polo é a operadora de telecomunicações NOS que, por via de um acordo de parceria, fornecerá um serviço de telecomunicações 5G de elevado desempenho com uma solução wi-fi capaz de servir todo o edifício e zonas exteriores envolventes.

A NOS tem também um protocolo com o Instituto Politécnico de Portalegre, que inclui a capacitação e formação de profissionais de novas tecnologias.

Neste dia da inauguração, 17 fevereiro, foi celebrado o acordo de parceria entre a autarquia, a NOS e o Instituto Politécnico de Portalegre.

Desta forma, o Município de Ponte de Sor dota um edifício com história e que respira tradição com a mais avançada tecnologia em 5G e outras vertentes digitais e de desenvolvimento tecnológico, por forma a preparar o concelho para o futuro de uma forma sustentável e, simultaneamente, digital.

“Apoiar a formação de novos profissionais em TI no Alto Alentejo/Distrito de Portalegre”

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, enquanto parceira fundamental para a transformação digital e coesão territorial dos municípios portugueses, a NOS está comprometida com o desenvolvimento do país como um todo. Ao dinamizar a criação de postos de trabalho qualificados de âmbito tecnológico e ao apoiar a formação de novos profissionais em TI no Alto Alentejo/Distrito de Portalegre, estamos a criar as condições para um maior e mais descentralizado desenvolvimento económico, e para impulsionar de forma decisiva a transição digital de Portugal. ”

“Tinha de ser um espaço dinâmico e vivo”

Em declarações à Perspetiva, Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, referiu que “O principal objetivo para a autarquia foi a reabilitação deste espaço (mercado municipal) para que fosse dinâmico e pudesse disponibilizar respostas para a criação de postos de trabalho. Neste caso, e no que estamos hoje assinalar, há valor acrescentado na área das tecnologias. Portanto, o que queríamos era reabilitar o nosso mercado, obviamente dando-lhe melhores infra estruturas, que fosse dinâmico, vivo e pudesse estar todos os dias aberto à população e entendemos que isso só podia acontecer se este edifício tivesse uma vida própria”, explicou.

E foi com essas diretrizes em mente que o executivo liderado por Hugo Hilário desenvolveu um conjunto de parcerias para que o requalificado espaço do mercado municipal fosse mais do que um posto de venda dos produtos endógenos da região.

25 Postos de Trabalho e 20 jovens em formação na área das tecnologias

“Com o que hoje estamos aqui assinar, quer do ponto de vista do acordo com a NOS, que por sua vez tem uma parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, que vai, para já criar cerca de 25 postos de trabalho diretos e especializados na área das tecnologias, quer e também com a criação de um curso técnico de ensino superior especializado nas áreas das novas tecnologias, vai dar aqui também a possibilidade de termos mais de vinte jovens todos os dias a estudar neste edifício”, referiu o autarca.

Ponte de Sor é Exemplo

António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDRA, fez questão de lembrar que o Alentejo nunca poderá ser uma região de verdadeiro investimento e captação e fixação de pessoas e empresas se não estiver preparada com “a melhor e mais desenvolvida tecnologia”. Assim, parabenizou o município de Ponte de Sor pelo exemplo que está a dar a toda a região, sendo pioneiro na aposta deste investimento.

O Espaço i é constituído por gabinetes que são disponibilizados a empresas por via de concurso público. Tem também salas de reunião e espaço destinado a regime de coworking.

Empresas instalam-se no Espaço I

“As empresas que connosco assinaram um contrato de arrendamento, na sequência de um concurso público podem estabelecer e desenvolver aqui o seu negócio, obviamente com custos que serão sempre bonificados”, disse Hugo Hilário.

Exemplo disso mesmo é a empresa do elvense Paulo Dias, “Capacity Consultoria”, que com a abertura deste escritório criou dois postos de trabalho.

Sede da nova Empresa Intermunicipal das Águas do Alto Alentejo

A sede da nova Empresa Intermunicipal das Águas do Alto Alentejo, participada por dez dos 15 municípios de Portalegre foi também inaugurada e tem aqui um balcão de atendimento ao público, assim que se justificar.

No final da cerimónia, Hugo Hilário, Presidente do Município de Ponte de Sor concluiu que o acompanhava um “sentimento de realização e concretização”.

A designação de Espaço I é explicado com “a intenção de associar o “E”, de espaço, empreendedorismo ao “i” de inovação, de imaginação, de internet e de integração de diferentes empresas no tecido da cidade e no comércio local, em claro diálogo com a dinâmica que se gera em todo o edifício – uma zona vibrante de encontro de pessoas, empresários, turistas e comerciantes”, refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

O Mercado Municipal foi aberto ao público no Dia da Cidade, em julho do ano passado, depois de meses de reabilitação com um investimento superior a 2.2 milhões de euros.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.