Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
28 Junho, 2019

Petição Pública para que Coliseu passe a chamar-se Joaquim Bastinhas

Até ao momento, a Petição foi assinada por 1.692 pessoas.

Uma petição pública para alterar o nome do Coliseu de Elvas está a circular na internet.

O objetivo é recolher o número de assinaturas suficientes para que o Coliseu Rondão Almeida passe a designar-se de Joaquim Bastinhas.

“Nada Mais Justo”

O grupo de cidadãos responsáveis por esta petição consideram que “nada é mais justo que o Coliseu Rondão de Almeida, actual nome da praça de toiros da sua (Joaquim Bastinhas) terra natal, seja alterado para “Coliseu Joaquim Bastinhas”, praça esta que lhe estava entregue para exploração desde que foi construída”.

Para aceder a esta Petição Pública clique Aqui

Apelo ao Presidente da Câmara de Elvas

Os mesmos responsáveis apelam “ao bom senso e sensibilidade do presidente da Câmara Municipal de Elvas, para que permita que “Joaquim Bastinhas” para além de imortalizado na memória de todos os elvenses e de todos os aficionados, fique perpetuado com o seu nome no coliseu da sua terra”.

No conteúdo desta petição é feita uma breve descrição do percurso de Joaquim Bastinhas.

“Joaquim Manuel Carvalho Tenório nasceu em 8 de março de 1956, em Elvas, cidade que elegeu para viver até ao último dia de sua vida.

Filho de Sebastião Tenório, aficionado e cavaleiro amador, de quem herdou o “apelido” artístico Bastinhas, e toda a paixão pela arte da tauromaquia, seguindo os seus passos como cavaleiro tauromáquico, tendo tirado a alternativa a 15 de Maio de 1983, levando o nome de Elvas além fronteiras.

Para além de terras lusas e espanholas, onde também é conhecido por “Joaquín Bastinhas”, o cavaleiro luso já actuou países como França, EUA, Venezuela, México, Grécia e China, onde elevou bem alto o nome de Portugal e de Elvas.
Muito para além da tauromaquia, Joaquim Bastinhas era um caso de popularidade dentro e fora das arenas, sendo apelidado carinhosamente de “Toureiro do Povo”.
Em 31 de Dezembro de 2018, despediu-se fisicamente de nós, e está sepultado no cemitério de Elvas”.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.