ActualRegional
1 Fevereiro, 2020

Pais de Santa Eulália (Elvas) querem Centro de Tempos Livres para as suas crianças

Centro de Atividades de Tempos Livres para as crianças de Santa Eulália já ganhou sede e deverá abrir no próximo verão.

Os pais de Santa Eulália querem criar um Centro de Atividades de Tempos Livres para os seus filhos naquela localidade.

Ana Sofia Alves, da Associação de Pais de Santa Eulália, explica que é urgente a instalação desta infraestrutura para dar resposta a uma necessidade sentida junto daquela comunidade do concelho de Elvas.

“Não temos onde deixar os nossos filhos”

“Existe uma necessidade iminente em Santa Eulália, porque não temos ATL. As crianças aborrecem-se durante as férias. Os pais, cada vez mais jovens, trabalham. Não temos com quem deixar as crianças e deixá-los noutras freguesias ou em Elvas é dispendioso. Há avós demasiado novos ou demasiado envelhecidos”.

E foi desta necessidade que surgiu a Associação de Pais que se uniu para solucionar esta lacuna.  

“Propomos um Centro onde promoveremos férias atrativas, divertidas, lúdicas e pedagógicas para que as nossas crianças estejam ocupadas num horário contínuo, das 8 (ou 9) às 17 horas”, disse.

Centro deverá funcionar durante todo o ano lectivo

A ideia é criar um Centro que seja útil durante todo o ano e não somente nas férias escolares.

“O objetivo maior será fazer um ATL contínuo e não só dos tempos livres, mas também durante o ano letivo. Nesta primeira fase, aceitaremos crianças do Pré-escolar ao 1º ciclo, com idades entre os 3 e os 11 anos”, referiu Ana Sofia Alves.

Brincar será o lema do Centro

Neste Centro, brincar será a palavra de ordem, como sublinhou a responsável-

“A brincadeira será o ponto central. Esse é o nosso lema. As crianças precisam de brincar, contudo a brincar consegue-se aprender e recuperar a matéria do ano letivo, através de workshops, que serão igualmente temáticos, como direcionados para a cozinha, ambiente música, criatividade, apoio ao estudo, desporto (natação, futebol e equitação).

Ainda de acordo com Ana Sofia Alves, “os formadores são todos voluntários, as funcionárias físicas são cedidas pela Junta de Freguesia e nós pais, pontualmente, daríamos os workshops”.

Projeto pode alargar a outras freguesias

A ideia é alargar este conceito às restantes freguesias do concelho de Elvas.

“Quando dermos um passo maior podemos alargar às freguesias vizinhas e idades mais abrangentes”, assegurou a representante da Associação de Pais de Santa Eulália.

Com o propósito de levar avante este projeto, a Associação de Pais de Santa Eulália promoveu uma Noite de Fados e Sopas.

Cláudio Carapuça: Câmara cede edifício para Centro

Cláudio Carapuça, Vice-Presidente na Câmara Municipal de Elvas, anunciou que a autarquia disponibilizará um edifício na freguesia para a instalação deste Centro de Atividades de Tempos Livres.

O futuro Centro de Atividades de Tempos Livres ficará localizado na Rua da Escola Primária, nas antigas instalações do Lar de Santa Eulália.

“Faz todo o sentido que o Centro fique localizado no edifício escolhido, porque o espaço está preparado, embora precise de uma operação cosmética e ser adaptado, mas o básico está lá”.

“Em boa hora os pais se uniram”

O autarca lembrou ainda a pertinência desta iniciativa e elogiou a mobilização dos pais em torno desta necessidade sentida.

“A Câmara agradece esta iniciativa dos Pais de Santa Eulália e nós temos todo o gosto em devolver aquele espaço à comunidade local, numa área social para dar resposta a uma carência evidente aqui na freguesia. Em boa hora houve um grupo de pais que decidiu juntar-se e associar-se a uma Associação já existente (Associação Humanitária de Santa Eulália)”, afirmou.

Cláudio Carapuça explicou o processo que irá decorrer para ceder aquele edifício ao projeto lançado pelos pais.

“Pretendemos fazer a obra, entregar à Junta de Freguesia de Santa Eulalia e depois, em conjunto, a Associação Humanitária de Santa Eulália e os pais irão fazer a gestão do Centro de Atividades de Tempos Livres”.

Pais aplaudem cedência de edifício

Em reação a este anúncio, Ana Sofia Alves, manifestou, em nome dos pais de Santa Eulália, uma enorme satisfação e alegria.

“O espaço ainda não nos tinha sido cedido formalmente. Foi anunciado esta noite junto da população. Concordamos com o Vice-Presidente quando afirma que é o espaço mais adequado dentro da povoação para esse fim, até pela localização, uma vez que fica ma rua da escola primária. O edifício era o antigo lar de idosos, uma casa social que havia sido cedida pelo senhor Pinheiro à Câmara Municipal”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.