ActualRegional
23 Março, 2022

Governantes atentos a projetos de investigação na Agrária de Elvas

Escola Superior Agrária de Elvas recebeu visita de ministros.

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) recebeu no início desta semana, dia 21 de março, a visita dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, bem como da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Esta visita à ESAE integrou-se no Encontro Técnico-Científico Elvas e Campo Maior e teve por objetivo conhecer dois projetos que estão a ser desenvolvidos nesta Escola.

“Novas Culturas, Velhos Problemas: Propostas para aumentar a sustentabilidade económica, social e ambiental dos agroecossistemas no Sul de Portugal”

O projeto Integrador na área da Agronomia “Novas Culturas, Velhos Problemas: Propostas para aumentar a sustentabilidade económica, social e ambiental dos agroecossistemas no Sul de Portugal” foi apresentado pelo Professor José Rato Nunes e incide sobre a questão da sustentabilidade das culturas mais representativas na região, e da circularização dos resíduos, designadamente dos bagaços de azeitona.

“DIGITALBioALert – SPAA: Plataforma DIGITAL de Alerta para riscos Biológicos em Saúde Pública, Animal e Ambiental”


O projeto Integrador na área da Ciência Animal, “DIGITALBioALert – SPAA: Plataforma DIGITAL de Alerta para riscos Biológicos em Saúde Pública, Animal e Ambiental” foi apresentado pela Professora Lina Costa, e tem como objeto de estudo as doenças animais que não são objeto de programas oficiais de controlo, mas que têm impactos económicos elevados, potencial zoonótico e cuja prevalência tende a alterar-se em função das alterações climáticas.

Urgência na Operacionalização


Ambos mereceram por parte dos Ministros e restante comitiva o reconhecimento da sua utilidade e urgência na sua operacionalização.

Os projetos incidem sobre questões prementes, mas não exclusivas da nossa região. Visam, através de uma mobilização conjunta de parceiros e de uma ligação privilegiada ao tecido produtivo, dar um aporte significativo e positivo para a melhoria das situações identificadas, contribuindo também desta forma para a consequente valorização de recursos endógenos.


No final da reunião na ESAE, foi notório o interesse por parte dos Ministérios em envidar todos os esforços necessários para que ambos os projetos possam reunir condições para ser implementados rapidamente, tendo ficado definidas algumas ações a realizar a curto-prazo para que isso possa ser possível.

A comitiva foi ainda integrada pela Presidência e algumas individualidades do Politécnico de Portalegre, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, Presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Pedro Fevereiro do InnovPlantProtect e representantes e docentes da Universidade de Évora.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.