ActualPUBRegional
15 Maio, 2020

FG Formação: Candidaturas, Formação e RPB para o setor agrícola

Atenção: As candidaturas e RPB terminam em junho.

A empresa FG – Formação, Gestão e Desenvolvimento Rural, com sede em Elvas, disponibiliza formações à distância para o setor agrícola.

O público alvo são os agricultores que pretendam completar a formação de 200 horas obrigatórias para efeitos de Candidatura ou RPB. O Regime de Pagamento Base (RPB) é o regime de apoio direto aos agricultores.

As áreas de formação para as 200 horas são: Agricultura Sustentável; Segurança e Saúde na Atividade Agrícola (50h) Máquinas Agrícolas (50h) e Proteção Integrada (50h) ou Agricultura Biológica (50h)

A proposta formativa da FG compreende um vasto leque de ações que constam do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) e simultaneamente homologadas pelas entidades competentes incidindo sobretudo no novo quadro legislativo sobre segurança e proteção do homem e do ambiente.

Agricultura Sustentável

A agricultura sustentável tenta fazer o melhor uso das condições existentes, adaptando as culturas ao clima e ao solo e beneficiando de sinergias entre os seres vivos que compõem o sistema agrícola. Deste modo, a agricultura sustentável pode reduzir o uso de aditivos externos (fatores de produção que provêm de fora da exploração, tal como fertilizantes, pesticidas, sementes), economizando energia e afetando os ciclos biogeoquímicos minimamente.

Segurança e Saúde na Atividade Agrícola

A atividade agrícola está sujeita a acontecimentos imprevistos e eventualmente prejudiciais para a saúde dos agricultores.

As boas práticas agrícolas são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas para a produção, processamento e transporte de alimentos, orientadas essencialmente de forma a salvaguardar a saúde humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condições de trabalho dos produtores.

Máquinas Agrícolas

Nesta formação é dada particular atenção à utilização adequada das Máquinas Agrícolas, nomeadamente em situações de emergência, por forma a evitar e minimizar acidentes.

Proteção Integrada ou Agricultura Biológica

A proteção integrada consiste na avaliação ponderada de todos os métodos de proteção das culturas disponíveis e a integração de medidas adequadas para diminuir o desenvolvimento de populações de organismos nocivos e manter a utilização dos produtos fitofarmacêuticos e outras formas de intervenção a níveis económica e ecologicamente justificáveis, reduzindo ou minimizando os riscos para a saúde humana e o ambiente, privilegiando o desenvolvimento de culturas saudáveis com a menor perturbação possível dos ecossistemas agrícolas e agroflorestais e incentivando mecanismos naturais de luta contra os inimigos das culturas.

Entidade Formadora Certificada

A FG tem como principal área de atividade a formação para a agricultura e pecuária, sendo que desde 2013 é uma entidade formadora certificada pela DGERT, para as áreas da Produção Agrícola e Animal; Ciências Veterinárias e ainda certificada no âmbito da formação Sectorial.

Consulte o site AQUI

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.