ActualCulturaRegional
1 Junho, 2018

FESTIVAL 20.21 – Évora Música Contemporânea a 6 junho

A 1ª edição do FESTIVAL 20.21 – Évora Música Contemporânea decorre na cidade de Évora de 6 a 10 de junho.
A programação deste festival, refletindo o caracter abrangente da música erudita contemporânea cujas raízes mais próximas se encontram na musica do século XX, apresenta obras de autores e interpretes maioritariamente portugueses.
Da música de camara de Joly Braga Santos, pelo Quarteto Lopes-Graça, ao invulgar formato instrumental TGB – tuba, guitarra e bateria de Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão respetivamente, ou às músicas eletroacústicas em concertos a solo do percussionista Nuno Aroso, do guitarrista Francisco Berény e da pianista Ana Telles, até ao multifacetado saxofone de Carlos Canhoto, o elenco de concertos manifesta grande variedade de estilos e opções estéticas.


Embora pareça ‘estranha’ a palestra-concerto ‘José Afonso: de ouvido e coração’ neste festival, ela justifica-se pelo facto de a música erudita ter sido também fonte de inspiração para a criatividade musical de José́ Afonso e para a abordagem que dela nos fazem os intérpretes deste concerto.
A palestra-concerto – sugerida por Arnaldo Trindade, amigo e editor de José́ Afonso – é um ‘lugar de encontro’ do público com individualidades que acompanharam a criação musical de José́ Afonso, ou que se têm dedicado ao estudo da sua obra e personalidade.
“Uma História da Trompa” é um espetáculo multimédia com performance ao vivo que conta a história deste instrumento, desde a sua origem até aos nossos dias.
A performance terá́ como cenário um filme projetado num grande ecrã, musicado com uma banda sonora sinfónica pré-gravada e ilustrado com vídeo, animação e efeitos especiais, com o trompista Laurent Rossi em palco.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.