Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
11 Outubro, 2017

Elvas recebe Festival de Desenho do Alentejo

Esta edição aposta essencialmente em cinco áreas: Design, UrbanSketching, Banda Desenhada, Cinema de Animação e workshops (direccionados às escolas).

O Festival de Desenho do Alentejo “Traço 17” decorre em Elvas de 13 a 20 de outubro e em Castelo de Vide dia 21 de outubro.

O evento temático sobre a cultura do desenho é promovido pela AIAR – ADC (Associação de Desenvolvimento pela Cultura) de Elvas.

Esta edição aposta essencialmente em cinco áreas: Design, UrbanSketching, Banda Desenhada, Cinema de Animação e workshops (direccionados às escolas).

Design

No Design terá a presença de três gerações de designers: Sílvia Lézico, Paulo Parra e Eduardo Afonso Dias.

Os USk vão desenhar com Pedro Lopes (Pt), Alfonso Garcia Garcia (Es), Gérard Michel (Be) e Jeremy Soheylian (Fr).

Em duas sessões de conversa aberta, poder-se-á aprender com estes “tracistas”, conhecendo um pouco melhor os seus trabalhos.

Ainda no tema USk, haverá várias exposições: “Cadernos de Fole”, “Roque Gameiro – Lisboa Antiga” e “USk da Raia 2016-17”.
A Banda Desenhada trará três autores: Olivier Perret (Fr), Osvaldo Medina (An) e André Diniz (Br).

Cinema de Animação

O Cinema de Animação contará com cinco filmes a serem exibidos de 3 realizadores diferentes: José Miguel Ribeiro (“Estilhaços”), Filipe Abranches (“Chatear-me-ia morrer tão jovem” e “Pássaros”) e Pedro Brito (“Fado do homem crecido” e “Garatujo”).

Quer a BD quer a Animação terão exposições de desenhos de desenvolvimento do processo criativo dos seus autores.
Todas as exposições estarão patentes até final do ano.

Castelo de Vide

Em Castelo de Vide decorrerá um novo encontro USk e o lançamento do livro do arquitecto Luís Pedro Cruz: “Reabilitação e Autenticidade – Consequências no Tecido Urbano”

Os Workshops para escolas estarão a cargo do Instituto Politécnico de Portalegre.

De acordo com esta associação, “o Traço17 está num momento de afirmação e, simultaneamente de análise crítica sobre o que o futuro lhe poderá reservar”.

Recorde-se que a AIAR realizou o Traço16, evento temático sobre a Cultura do Desenho realizado no Forte da Graça (Elvas) durante uma semana de workshops e master classes com artistas conceituados e rodeada de inúmeras exposições de Desenho.

Sobre a AIAR

É uma associação sem fins lucrativos, sediada em Elvas, que pretende promover o desenvolvimento local através do recurso fundamental à Cultura, ao Património e à Natureza, como vectores do progresso sócio-económico e ambiental da Raia Alentejana.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.