Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
27 Outubro, 2018

Elvas: Festival Terroir promove turismo no Alto Alentejo

A entrada do público é livre.

O Festival de Fotografia TERROIR Alto Alentejo decorre em Elvas este sábado, 27 de outubro, no Auditório de São Mateus.

A entrada do público é livre.

Carlos Nogueiro: “Envolver a população”

Carlos Nogueiro, da Cimaa, Comunidade Intermunicipal do Alto Aletejo, referiu que “este festival está integrado na estratégia de eficiência coletiva, sendo uma das ações de gestão da parceria do PROVERE. Quisemos de uma forma diferente associar a população em geral, ou seja a comunidade do território do Alto Alentejo e, sobretudo, os estudantes das escolas”.

O desafio lançado, segundo Carlos Nogueiro, foi para que “olhassem para o seu potencial turístico, o património natural e edificado e o mostrassem através das fotografias”.

O resultado está em exposição no hall de entrada do Auditório São Mateus.

“É exposição que mostra a mais valia que temos e desta forma atraímos turistas para o nosso território”, defendeu Carlos Nogueiro.

A este desafio reponderam 76 participantes com mais de 600 fotografias retratando os diversos concelhos do Alto Alentejo, nomeadamente a sua fauna, flora e património edificado.

Ricardo Lourenço: “Divulgar o património natural e cultural do Alto Alentejo”

Ricardo Lourenço, responsável pela organização do Festival, explicou que “o grande objetivo é a divulgação do património natural e cultural do Alto Alentejo e isto tem uma dimensão enorme. Estamos a falar de tudo o que é fauna e flora e património construído. Desta forma, utilizando a fotografia como principal veículo para preservar e dar a conhecer não só às pessoas do Alentejo, mas também às de fora para que as mesmas fiquem tentadas a visitar este território.

“Elvas é o sítio ideal para a realização deste Festival”

Esta é a primeira edição do Festival e a organização escolheu Elvas com propósitos muito concretos.

“Porque Elvas respira património construído e classificado. Saímos das muralhas e encontramos   património natural que enriquece a estadia com muita biodiversidade. É o sítio ideal para a realização deste Festival”, justificou Ricardo Lourenço.

 

Festival “Terroir do Alto Alentejo”

O Festival de Fotografia “Terroir do Alto Alentejo” é uma iniciativa que tem como principal objetivo dar a conhecer o património cultural e natural de uma região – o Alto Alentejo.

Melhores fotógrafos nacionais

Utilizando a imagem como principal veículo de promoção do património, alguns dos melhores fotógrafos nacionais apresentarão um conjunto de trabalhos que englobam abordagens artísticas e documentais, interligando a potencialidade turística do Alto Alentejo e a importância de promover, conservar e preservar esse mesmo património.

Cada narrativa levar-nos-á à descoberta da pluralidade de um território, das suas gentes, dos seus costumes e da sua natureza. A simplicidade de uma imagem e da sua beleza tem o poder de agarrar as pessoas à sua riqueza e à mensagem que esta transporta.

Debate/Exposições e Concurso

Para além das apresentações de excelência realizadas por reconhecidos fotógrafos haverá lugar a debate, exposições temáticas e um concurso de fotografia que conhecerá os seus vencedores no decorrer do festival.

Guilherme Vilela falou sobre a arte pastoril

Programa

​14:00 H – Defesa de Elvas – João Freitas

​14:30 H – Realces

​15:00 H – Photo-raptors, um Projeto Natural – Jose Gordillo Caballero

​15:30 H – Coffee Break

​16:00 H – Natureza Cósmica – Miguel Claro

​16:30 H – Cervus elaphus – Jacinto Policarpo

​17:00 H – Jack & Sarah – Nuno Cabrita

​17:30 H – Apresentação dos Vencedores do Concurso de Fotografia Terroir Alto Alentejo | Delta Cafés

​17:50 H – Encerramento do Festival de Fotografia Terroir Alto Alentejo

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.