ActualCulturaRegional
25 Agosto, 2022

Elvas é a Capital da Cultura Popular Catalã de 26 a 28 de agosto

Elvas é a segunda cidade portuguesa a receber este evento, tendo a primeira sido Lisboa há vinte anos.

A cidade de Elvas, Património mundial da UNESCO, acolhe a 34ª edição do Festival Internacional de Cultura Catalã APLEC, entre os dias 26 e 28 de agosto (de sexta-feira a domingo).

Trata-se de um encontro que une as diversas expressões do folclore da Catalunha, com mais de 600 membros de 34 grupos que participam no evento no centro histórico de Elvas.
Assim, a cultura popular catalã vai encher as praças e ruas do centro histórico da cidade de Elvas. Os residentes e visitantes da cidade de Elvas vão poder assistir durante três dias a espetáculos de dança, como a tradicional sardana, baile de bastões, desfile de gigantes e cabeçudos, diabos, torres humanas, fogo de artifício, dragões, havaneras, jogos tradicionais e também exposições e palestras.

Elvas é a segunda cidade portuguesa a receber este evento, tendo a primeira sido Lisboa há vinte anos.

“Demonstração de uma cultura admirável e milenar”

Paula Calado, vereadora da Cultura na Câmara de Elvas, sublinhou a importância do evento decorrer “numa cidade do interior do país, como Elvas, junto à fronteira com Espanha”.

A mesma responsável lembrou que para o município “é uma honra” acolher esta manifestação cultural, classificando-a como “admirável e milenar”.

Na apresentação oficial do APLEC, que decorreu esta manhã no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, Paula Calado fez questão de frisar o impacto que a iniciativa trará para o concelho, nomeadamente a nível da hotelaria e restauração.

“Esta é a forma mais eficaz de estimular o tecido empresarial e potenciar o turismo de Elvas”, constatou a autarca.

“Praça da República será epicentro da cultura catalã”

Ivan Besora, Presidente da ADIFOLK – Associação para a Difusão do Folclore, referiu que o APLEC “já percorreu toda a Europa e grande parte dos Estados Unidos, numa grande demostração da cultura catalã”.

Besora, convidou todos a participarem neste festival, aludindo ao facto da Praça da República de Elvas ser durante três dias, “o epicentro da cultura catalã com vários desfiles e espetáculos”.

“A mais genuína tradição e folclore”

Oriol Ramírez, Vice-Presidente da ADIFOLK, referiu que as centenas de figurantes vão protagonizar a “mais genuína tradição e folclore de toda a Catalunha, de Norte a Sul daquela região”.

O Aplec Internacional é um encontro que une as diversas expressões do folclore catalão e que se tem celebrado todos os anos desde 1988 em várias cidades da Europa e outras partes do mundo, como Paris, Frankfurt ou Washington. Em 2002, foi organizado em Lisboa.

O evento é organizado pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, a Câmara Municipal de Elvas e a Adifolk, entidade que promove a cultura popular catalã ao nível nacional e internacional.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.