ActualCulturaRegional
14 Outubro, 2021

Elvas Antiga, a Fé e a Homenagem a António Pires Antunes. Exposições para ver no Museu de Fotografia

Um conjunto de cerca de trinta fotografias a preto e branco, com a temática “Elvas Antiga” podem ser apreciadas na sala de mostras temporárias do Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

Entre os episódios históricos retratados na mostra, os visitantes podem apreciar a Rua da Carreira, da década de 1930/40.

O mercado semanal da cidade de Elvas há dois séculos atrás também pode ser observado neste inventário histórico.

O último registo fotográfico do cortejo do Príncipe Real D. Carlos I, a 16 de fevereiro de 1889, em Elvas, é um dos momentos históricos mais relevantes registados em fotografia, bem como a derrocada dos Arcos (altitude/31 metros) devido a um ciclone que atingiu a cidade, na década de 1941, da autoria de João Marques Moriano.

Nesta sala pode ainda ser apreciado um conjunto de imagens da autoria de João Carpinteiro alusivas ao Senhor Jesus da Piedade, como forma de celebrar a fé e as festividades do São Mateus, que pelo segundo ano consecutivo não se realizaram.

A direção do Museu de Fotografia tem também patente uma exposição póstuma a António Pires Antunes, enquanto devoto fervoroso do Senhor Jesus da Piedade e amante da fotografia. O levantamento fotográfico é de 1957.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.