ActualRegional
9 Janeiro, 2022

Eleições: PS Confiante no Futuro e Potencialidades do Distrito de Portalegre

Costa fez ação de pré campanha no distrito. Ampliação do parque hospitalar; creches gratuitas e requalificação da EN 373, entre as propostas para o Alto Alentejo.

António Costa, na qualidade de secretário-geral do Partido Socialista (PS), esteve neste domingo, 9 janeiro, no distrito de Portalegre, visitando a fábrica Selenis em Portalegre e passando por uma unidade hoteleira, em Elvas.

À chegada a Elvas, Costa foi recebido por um grupo de cantares das “Saias” de Campo Maior, celebrando a classificação das Festas do Povo como Património Imaterial da Humanidade.

Empresário Rui Nabeiro apoia recandidatura de António Costa

De rosa de papel ao peito, Costa foi acompanhado pela sua comitiva: o cabeça de lista do PS por este círculo eleitoral, Ricardo Pinheiro, do autarca de Elvas, Rondão Almeida, antigo socialista que foi eleito nas autárquicas de 2021 por um movimento independente, e do empresário Rui Nabeiro, dono do grupo Delta, entre outros.

António Costa reafirmou a sua confiança nas potencialidades do distrito de Portalegre, acreditando que o futuro da região só pode ser de “crescimento e prosperidade”.

“Toda esta faixa próxima da fronteira tem um enorme potencial e nós temos que saber aproveitá-lo, se queremos crescer”, referiu.

Saúde

No manifesto eleitoral dos candidatos do Partido Socialista para o distrito de Portalegre são apresentados como marcos da governação, o aumento da capacidade da rede de cuidados de saúde primários, como a construção dos novos centros de saúde em Nisa, Crato e em Marvão (em fase de projeto); criação de laboratório de biologia molecular em Portalegre (testes covid) e a clínica de alta resolução do Hospital de Elvas.

Ricardo Pinheiro é o cabeça de lista do PS pelo Circulo Eleitoral de Portalegre

Aposta na Educação e na Ciência

A candidatura do PS, que tem como candidatos efetivos Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves e candidatos suplentes Martina de Jesus e Serenela Luz apresenta nesta área os projetos de requalificação e modernização das escolas básicas do Alto Alentejo (Monforte, Elvas, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Avis); programa de promoção do sucesso escolar no Alto Alentejo e apoio ao Instituto Politécnico de Portalegre, através do impulso à captação de investimento; programa REVIVE (Elvas, Alter do Chão); ampliação do Aeródromo de Ponte de Sor e captação de áreas tecnológicas na área da aviação e criação de espaços coworking.

Reforço da Identidade e Património Cultural

O PS lembra o forte investimento na recuperação do património identitário do Alto Alentejo, através da fortificação abaluartada de Campo Maior; Centro Interpretativo das Festas do Povo de Campo Maior; Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas; AMMAIA, Centro Português para a descoberta da Cultura Romana em Marvão; recuperação do Aqueduto da Amoreira em Elvas e reabilitação da Sé Catedral, claustros e espaços anexos em Portalegre.

Apoio Social

Ampliação e remodelação de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em Póvoa e Meadas, S. Tiago, Urra e Campo Maior.

Investimento Público

No setor da programação de investimento público em intervenções estruturais de âmbito regional, a candidatura de Costa aponta como assuntos preponderantes a ponte internacional sobre o rio Sever; a beneficiação da linha do Leste; a implementação de áreas de acolhimento empresarial de nova geração no território e acessibilidades rodoviárias de áreas de acolhimento empresarial de nova geração no território.

Ambiente

Para o reforço da proteção ambiental e resposta às alterações climáticas, o conjunto de políticas socialistas assentam no empreendimento de fins múltiplos do Crato, tendo a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – CIMAA já recebido a primeira tranche do financiamento; a operação Tejo Limpo no Gavião; o projeto de valorização do Parque Natural da Serra de S. Mamede, nomeadamente nos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre e programa de redução tarifária nos transportes públicos intermunicipais.

Serviços Públicos

O PS apostou na reabertura e revitalização de serviços públicos, como a reabertura dos tribunais de Avis, Castelo de Vide e Nisa e a integração da Pousada da Juventude de Portalegre no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior.

Captação de Investimento

Como forma de impulsionar a captação do investimento no Alto Alentejo, o PS ilustra com a criação de cerca de mil postos de trabalho e mais de 2702 projetos apoiados, atingindo cerca de 600 milhões de euros de investimento.

Agenda do Futuro do PS

Caso seja reeleito, António Costa propõe-se a criar no distrito de Portalegre diversos investimentos que abrangem várias áreas, como a saúde, a resposta social à habitação, o desenvolvimento económico, a educação, o clima, ambiente e agricultura.

Entre as diversas propostas do seu programa, destaque para a criação de condições para a requalificação e ampliação do parque hospitalar no distrito; promoção da gratuitidade das creches; incrementar sinergias de cooperação transfronteiriça, através do investimento no Corredor Internacional Sul e Plataforma Logística do Sudoeste Europeu nas áreas do Hidrogénio e Armazenamento de Energia; criação de condições para a requalificação da estrada nacional N373, que liga Elvas a Campo Maior; completar a ligação ferroviária de mercadorias do Corredor Internacional Sul Sines-Elvas, Lisboa-Madrid (transporte de mercadorias/Alta Velocidade); eletrificação da linha do Leste Abrantes – Elvas, dinamização do cluster aeronáutico do Alto Alentejo à escala internacional; criar condições para a construção de um novo centro de formação da GNR em Portalegre e ampliação da rede fixa e móvel em todo o território do Alto Alentejo com 5G.

A dinamização do perímetro de rega e o apoio à inovação e adaptação às alterações climáticas do setor agrícola e agroindustrial (Colab Elvas) são outras das propostas enunciadas no manifesto de propostas para o futuro do distrito de Portalegre apresentadas pelo Partido Socialista.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.