O aumento abrupto do custo da água, após a entrada em funcionamento da nova empresa intermunicipal de gestão da água, a empresa AAA- Águas do Alto Alentejo, levou a União dos Sindicatos do Norte Alentejano acompanhar o descontentamento da população de dez dos concelhos do distrito de Portalegre.
Foi criada uma plataforma de defesa da gestão pública da água no distrito de Portalegre, constituída pela Associação Água Pública, o Movimento Os Mesmos de Sempre a Pagar e Comissões de Utentes de Fronteira, Sousel, Montargil e Foros do Arrão e Ponte de Sôr, com o objectivo de dar expressão a este descontentamento.
A população de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel, tem aderido ao abaixo-assinado dinamizado por esta plataforma e que reclama que a gestão da água regresse à esfera municipal.
Tiveram já lugar duas tribunas públicas que permitiram recolher testemunhos do aumento do custo da água, em alguns casos para o dobro ou triplo, mas também do custo de serviços. A estas tribunas, que tiveram lugar em Ponte de Sôr e em Gavião, seguir-se-á uma terceira em Nisa já esta quinta-feira, dia 25, junto ao Mercado Municipal a partir das 10 horas.
O abaixo-assinado, que reúne já mais de 2000 assinaturas e que tem sido divulgado nas tribunas realizadas mas também pela própria população e comissões de utentes, vai ser entregue no dia 29 de Maio, pelas 10:30, nos serviços da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, presidida, como é sabido, pelo atual presidente da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, entidade a partir da qual, este modelo de gestão empresarial da água, foi construído.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.