Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
28 Novembro, 2019

Cozinha dos Ganhões: Gastronomia é a Rainha da Festa em Estremoz

Certame decorre no Pavilhão de Feiras e Exposições de Estremoz até domingo, 1 de dezembro.

A 27ª edição da Cozinha dos Ganhões já decorre na cidade de Estremoz.

Até ao próximo domingo, 1 de dezembro, milhares de visitantes são esperados no certame, que exalta a gastronomia única, a doçaria, os produtos regionais e o artesanato da região.

“Sucesso e referência na região”

Francisco Ramos, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, assume que o certame é “um sucesso e referência na região”.

“Gastronomia é a rainha da festa”

O autarca sublinhou ainda a essência do evento, afirmando que “enquanto cozinha dos Ganhões mantemos a tradição daquilo que é a essência de quase três décadas, sendo que o Core business é a gastronomia e os pratos da nossa região, cozinhados pelas cozinheiras e cozinheiros que aqui temos nos restaurantes (8 restaurantes e 4 doceiras); atividades expositores e espetáculos musicais, mas a  gastronomia é sem dúvida a rainha da festa”.

Milhares de visitantes esperados

A afluência do público espera-se que seja aos milhares ao longo dos dias, “sexta feira à noite, sábado e domingo durante todo o dia são milhares de pessoas que visitam o evento”, atestou Fernando Ramos.

“O que importa é fazer”

A Cozinha dos Ganhões abriu portas no final de tarde desta quinta feira, 28 de novembro. Várias foram as entidades presentes. O Comendador Joe Berardo visitou o evento pela primeira vez e revelou-se surpreendido, afirmando que o importante “é fazer e dar continuidade a estas tradições”.

“Cozinha dos Ganhões é interessantíssima”

Por sua vez, o chef Carlos Capote, confessou que nunca tinha estado “num pavilhão de gastronomia tão bem organizado como este”, adiantando que a “Cozinha dos Ganhões é interessantíssima”, evocando os tempos antigos, nos quais “a pobreza e escassez de recursos deu origem a pratos tão maravilhosos como a açorda alentejana ou a sopa de cação”.

Retrato do povo alentejano: Gastronomia e Criatividade

Gonçalo Lagem, Presidente do vizinho Município de Monforte, também marcou presença e elogiou a justa homenagem que Estremoz presta ao mais genuíno da gastronomia alentejana.

“Este certame é a essência daquilo que mais nos caracteriza enquanto povo alentejano, através da gastronomia e criatividade, que das coisas mais simples faz pratos, que à altura eram alimentação das pessoas que trabalhavam no campo e que nos dias de hoje são considerados gourmet”.

Promoção turística do concelho

A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz com o principal objetivo do desenvolvimento e promoção turística do concelho, valorizando as tradições e os costumes de Estremoz e do Alentejo.

Quim Barreiros e Bombocas são os principais artistas que vão animar o certame. No dia 29 de novembro, sexta-feira, sobe ao palco Quim Barreiros. As Bombocas atuam no sábado, dia 30 de novembro.

Em simultâneo decorre a Feira da Caça e Pesca e Atividades da Natureza. Nesta edição, Ana Cid, da Confraria dos Amigos da Natureza, evidenciou a sua preocupação com a natureza e o respeito que é necessário ter pelos recursos existentes.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.