ActualCulturaRegional
9 Fevereiro, 2022

Companhia de Dança Contemporânea de Évora apresenta “Ensaio sobre a Cegueira” de Nélia Pinheiro

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora CDCE apresenta a criação de Nélia Pinheiro “Ensaio sobre a Cegueira”, baseada na obra de José Saramago.

Este espetáculo cultural está inserido na programação das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, uma iniciativa promovida pela Fundação José Saramago.

Sobre a obra:

A criação Ensaio sobre a Cegueira, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, desenvolvido pela coreógrafa Nélia Pinheiro, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência.

Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção.

Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na cena.

Os elementos chave obra de José Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica e de movimento, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e colectivo, um discurso sobre a condição humana.

A interpretação está a cargo de 3 bailarinos que desenvolvem um trabalho expressivo sobre as personagens principais da obra de Saramago. Os figurinos são da autoria de José António Tenente, o desenho de luz estará a cargo de Nuno Meira. O ambiente sonoro resulta de uma criação de Gonçalo Almeida Andrade, desenvolvida no interior da obra pelos intérpretes.

O espetáculo é apresentado ao público a 26 fevereiro, pelas 21 horas, no Auditório Municipal de Esposende, em Esposende.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.