Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
29 Agosto, 2019

Candidatura da CDU dedicou dia ao ambiente e bem estar animal

Legislativas 2019 – Distrito de Portalegre.

A candidatura da CDU pelo distrito de Portalegre reuniu na manhã desta quinta feira, 29 de agosto, com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Gestão das áreas protegidas e áreas classificadas do distrito

Esta reunião, solicitada pela CDU teve como objetivo abordar as implicações decorrentes das recentes alterações da estrutura de gestão do ICNF, sobre a gestão das áreas protegidas e áreas classificadas do distrito.

A necessidade de reforçar os meios humanos do ICNF na área da conservação da Natureza foi uma das preocupações colocada pela delegação da CDU, para que as áreas protegidas e classificadas venham a ter condições efetivas para cumprir com as funções lhe a lei lhes confere.

Manuela Cunha relembrou que foi por proposta do Partido Ecologista “Os Verdes”, que nesta legislatura foi aprovada a contratação de mais 100 vigilantes da natureza e mais 100 guardas florestais por proposta do Partido Comunista Português.

Para além disso, foram ainda abordados um conjunto de outros assuntos, como os planos de erradicação e controle de espécies invasoras, como a acácia e o eucalipto, a necessidade pontual de correção da densidade de espécies cinegéticas como o javali.

Nesta reunião, estiveram presentes a candidatas Manuela Cunha, dirigente do PEV e cabeça-de-lista da CDU, Fátima Dias, candidata da CDU, Rosário Narciso, da direção nacional de PEV e Adriana Bugalho, mandatária da juventude da candidatura da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre, e por parte do ICNF estiveram presentes a Directora Regional do Alentejo, Engª Olga Martins e o primeiro diretor do PNSSM, Dr. Rui Correia.

Visita ao Canil e Gatil Municipal de Portalegre

No período da tarde, e tendo em conta as preocupações da CDU sobre o bem-estar animal, a cabeça de lista da CDU Manuela Cunha, acompanhada de Luís Pargana (Vereador da Câmara Municipal de Portalegre) e Rosário Narciso, visitaram o Canil e Gatil Municipal de Portalegre. Recorde-se que foi por proposta d’ “Os Verdes” que foram aprovados, nos dois últimos Orçamentos de Estado, 2milhões de euros para criação ou melhorias nos Centros de Recolha Oficial (Canil/Gatil), e 500mil euros para esterilização de cães e gatos.

Nesta visita a candidatura comprometeu-se a apresentar um novo reforço de verbas para estes fins, uma vez que as infraestruturas existentes a nível nacional e distrital nesta área são manifestamente insuficientes para dar resposta às necessidades, atendendo a que o abate indiscriminado dos animais recolhidos é hoje proibido por lei.

A CDU considera ainda como “fundamental o reforço de meios para promover a educação e sensibilização ambiental, por forma a contrariar o abandono dos animais, aumentar a adoção e reforçar a esterilização”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.