Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
14 Fevereiro, 2020

Campo Maior vai ter Festas do Povo em 2020

A vila de Campo Maior vai realizar as Festas do Povo neste ano de 2020, cinco anos após a última edição (2015).

A Perspetiva sabe que o anúncio da realização deste evento está para breve, devendo acontecer no final do mês de fevereiro, ou o mais tardar, no início de março.

Para esta edição de 2020, as Festas do Povo de Campo Maior têm já a confirmação de 60 ruas participantes para serem engaladas com as tradicionais flores de papel.

Festas do Povo

As Festas do Povo consistem na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população. Trata-se de um evento tradicional único, e que já alcançou uma notoriedade elevada a nível nacional e internacional.

É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois, a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.

O atual modelo de Festas realizou-se por 20 vezes. Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou.

O sucesso de todas as edições deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas, de beleza inigualável. A arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior são um Património cultural único no Mundo.

As últimas Festas do Povo tiveram lugar em 2015 e trouxeram a Campo Maior cerca de 700 mil pessoas, vindas de todo o país, da vizinha Espanha, da comunidade emigrante e até mesmo de outros países europeus. Foram decoradas perto de 100 ruas com flores de papel, o equivalente a uma distância de aproximadamente 20 quilómetros.

No total, foram utilizadas cerca de 30 toneladas materiais e o trabalho voluntário de cerca de 5000 pessoas, números que demonstram a vitalidade e importância que este evento tem para as gentes de Campo Maior.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.