Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
25 Novembro, 2019

Campo Maior avança com novo tarifário nos resíduos sólidos urbanos

Tarifário implementado de acordo com as regras da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e com a legislação em vigor sobre esta matéria.

O Município de Campo Maior, ao longo dos últimos cinco anos, tem vindo a ajustar o Tarifário relativo ao serviço de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), tanto no que diz respeito ao equilíbrio de contas, como no que se refere à Estrutura Tarifária.

A última proposta apresentada pelo Município à ERSAR e que teve parecer positivo, vem introduzir uma novidade em relação aos Tarifários de anos anteriores, e que tem a ver com a cobrança do serviço de recolha de RSU aos utilizadores situados fora do perímetro urbano e que não tenham ligação à rede de abastecimento de água.

Este novo Tarifário foi aprovado em Reunião de Câmara Extraordinária, no passado dia 31 de outubro, com posterior publicação do EDITAL n.º 103/2019, http://www.cm-campo-maior.pt/pt/balcao-virtual/editaiseavisos.

Considerando que os resíduos urbanos são cobrados em função do consumo de água (fatura da Aquamaior) e que nestes locais não existe abastecimento de água da rede (ex. montes e propriedades agrícolas), os custos da recolha destes resíduos estavam a ser suportados pelos restantes munícipes, em termos de contas globais.

Para que esta situação fosse corrigida, criou-se um tarifário para a recolha de resíduos em locais sem abastecimento de água, mas com produção de resíduos (habitações), onde, após a realização do contrato, serão efetuadas recolhas duas vezes por semana e a disponibilização direta ao detentor do contrato de um contentor de 240 L ou 800 L, conforme as quantidades de RSU expectáveis.

Atualmente os resíduos são depositados em contentores de 800 L que se encontram distribuídos pelas estradas e acessos da zona mais rural do concelho, sendo que muitos desses locais estão sujeitos, de forma continuada a despejos ilegais de resíduos diretamente no chão.

De acordo com os prazos previstos, os contentores situados na via pública e fora do perímetro urbano, serão retirados a partir do dia 2 de dezembro de 2019.

Caso não esteja ligado à rede de abastecimento de água e esteja interessado em aderir ao serviço de recolha de RSU porta-a-porta, deverá dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento do Município de Campo Maior, situado na Praça da República, Edifício dos Paços do Concelho, para formalizar a adesão mediante assinatura do respetivo contrato.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.