Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
7 Dezembro, 2018

Bonecos de Estremoz: 1 ano de Património da Humanidade

O primeiro aniversário da inserção da Produção do Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO, assinala-se esta sexta-feira, dia 7 de dezembro.

Para assinalar a data, o Município de Estremoz agendou, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma sessão comemorativa com todos os parceiros que apoiaram esta candidatura.

Nessa sessão, será feito, pelo responsável técnico da candidatura, um ponto da situação relativamente à implementação do Plano de Salvaguarda e Valorização da Produção de Figurado em Barro de Estremoz, praticamente concluído.

Processo de Certificação da Produção do Boneco de Estremoz

O Processo de Certificação da Produção do Boneco de Estremoz, um dos compromissos do Plano de Salvaguarda, arrancará nesta cerimónia. Fica assim esta arte mais salvaguardada de práticas ilegais de produção e comercialização que a possam desprestigiar e aos seus intérpretes. Deste modo, serão colocadas as primeiras etiquetas de certificação em peças produzidas pelos barristas, especialmente para assinalar o primeiro aniversário da classificação.

No âmbito dos compromissos assumidos no Plano de Salvaguarda, foi já publicado o livro “Figurado de Estremoz, uma produção Património Imaterial da Humanidade”, da autoria de Hugo Guerreiro e estão já implementadas, em várias escolas de 1º ciclo do concelho, atividades extra curriculares de “Oficina de Bonecos de Estremoz”, além de muitas outras atividades educativas desenvolvidas, no Museu Municipal, e fora dele. Também as exposições temporárias ligadas à temática do Boneco de Estremoz em todo o país aumentaram significativamente, bem como os convites para participação em conferências ligadas ao Património Cultural.

Com esta classificação, a procura pelos Bonecos de Estremoz, o primeiro figurado do mundo a receber a distinção de Património Cultural e Imaterial da Humanidade, aumentou significativamente, bem como a procura turística pelo concelho de Estremoz.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.