ActualRegional
23 Junho, 2022

Aqueduto da Amoreira faz hoje 400 Anos

Tem 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres de 30 metros de altura.

O Aqueduto da Amoreira na cidade de Elvas completa hoje, 23 de junho, 400 anos de existência.

O Aqueduto da Amoreira é uma obra “gigante” que se desenvolve desde a nascente principal em galerias subterrâneas numa extensão de 1367 metros e depois ao nível do terreno e em arcadas por mais de cinco quilómetros e meio que chegam a superar os 30 metros de altura.

Abel Dias

Possibilitou uma verdadeira era de progresso na cidade depois da sua construção, uma vez que abastecia uma multiplicidade de fontes intra-muros.

A sua construção decorreu desde 1529, até à data da sua inauguração (simultânea com a Fonte da Misericórdia) em 23 de Junho de 1622.

José Luís Trindade

As elevadas despesas de construção tornaram os avanços na obra lentos, sendo necessário reforçar os impostos para financiar a construção. A obra só estaria pronta em 1622, quando a água começou a correr na Fonte da Misericórdia.

A sua extensão, desde a nascente até à Fonte da Misericórdia, é de 7.790 metros e a altura, nos pontos em que as arcadas se sobrepõem em quatro andares, é de 31 metros.

Susana Muralhas

Atualmente , o Monumento encontra-se a ser alvo de recuperação, conservação e valorização.

A primeira fase de intervenção no aqueduto, um dos monumentos classificados, juntamente com as fortificações abaluartadas de Elvas, como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tem os trabalhos centrados num comprimento de 270 metros, desde a zona do rossio de São Francisco até ao primeiro arco atravessado, na Estrada Municipal 372, conhecida localmente como a Estrada da Calçadinha.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.