Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
14 Janeiro, 2020

14 de Janeiro celebrado com apelo ao “Orgulho Elvense”

Os 361 anos da Batalha das Linhas de Elvas foram assinalados esta terça feira, dia 14 de Janeiro.

As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, foram o ponto alto das celebrações, tendo o evento contado com a Secretária de Estado da Educação, Susana Amador.

Secretária de Estado elogiou Elvas

A governante aproveitou a ocasião para elogiar o papel que o Município elvense tendo tido na área da educação ao assumir a descentralização educativa, nomeadamente através do assumir de novas competências.

Susana Amador enalteceu, de igual modo, o investimento e requalificação que tem vindo a ser efetuado no parque escolar do concelho de Elvas, assumindo que neste setor está um valor na ordem dos “6,7 milhões de euros”.

Nuno Mocinha: Apelo à União

Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, apelou aos presentes que se unam:

“Todos os Elvenses estão convocados para esta tarefa; Elvenses que gostam de receber bem, que têm orgulho na sua cidade e no seu concelho, que ficam satisfeitos cada vez que se diz bem de Elvas.

Nesta data histórica, peço aos Elvenses que se juntem, se unam e deem as mãos numa tarefa de todos: fazer com que Elvas seja o nosso orgulho e, por outro lado, conseguir que sejam cada menos aqueles maldizentes das críticas destrutivas que veem quase tudo errado à sua volta”.

Investimentos em 2020

O autarca enumerou ainda alguns dos principais projetos e investimentos que vão decorrer este ano:

“Neste Ano Novo de 2020, que dá os seus primeiros passos, temos projetos de grande importância, a concretizar nos próximos meses: continuar a construção da nova Escola Básica 2,3 nº 1 de Elvas, o chamado Ciclo de Santa Luzia, que, para além de fundos comunitários, conta com o apoio do Governo, que aqui agradeço na pessoa da senhora Secretária de Estado da Educação; concluir a obra do novo Museu de Arqueologia e Etnografia, na antiga Manutenção Militar; iniciar a recuperação do Aqueduto da Amoreira; começar o processo da nova Residências de Estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas; alargar o Centro de Dia da Boa-Fé, com a construção de um lar no primeiro andar; requalificar os 30 Fogos, no Bairro da Boa-Fé; fazer a requalificação da Zona Industrial das Fontainhas; dizer Sim! aos escuteiros e construir a sua nova sede e começar com as obras de recuperação de dois edifícios importantes no centro histórico, o Cineteatro Municipal e a sede da Banda 14 de Janeiro”.

Orgulho Elvense

Nuno Mocinha terminou o seu discurso pedindo aos elvenses que tenham orgulho na sua cidade:

“Elvas é um concelho agradável, acolhedor, bem cuidado, com profundas raízes históricas e com um futuro empolgante. Temos de aumentar o orgulho de ser elvense. Temos de elevar o nosso Concelho. Trazer Elvas no nosso coração não pode ser só no dia 14 de janeiro”.

Nesta terça-feira, 14 de janeiro, feriado municipal, logo pela manhã teve lugar o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

No Sítio dos Murtais decorreu a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas.

A Cerimónia de Homenagem aos Mortos e a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria decorreu no Convento de São Francisco.

As cerimónias da manhã terminaram com o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, a partir das 18 horas, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

As celebrações dos 361 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo do mês de janeiro.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.