Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
16 Novembro, 2019

100 Anos depois Ponte de Sor segue na liderança do setor aeronáutico

Aeródromo de Ponte de Sor com investimento anunciado de 9 ME.

A cidade de Ponte de Sor celebra ao longo de todo o dia deste sábado, 16 de novembro, os 100 anos da aviação naquele concelho do Norte Alentejano.

As celebrações arrancaram logo pela manhã, com o anfitrião, Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, a dar o mote e a “levantar voo” para assinalar a efeméride, com a realização do 1.º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal.

O autarca sublinhou a importância do setor aeronáutico para a promoção, desenvolvimento e dinamismo daquele concelho, revelando que só recentemente foi “descoberto” que a aviação já tinha chegado a esta região há 100 anos.

100 Anos da Avião: “História Curiosa e Reveladora”

“Estamos aqui a celebrar a nossa história, que se revela simultaneamente curiosa e reveladora. Curiosa porque ficamos a saber, através de pesquisa, que a primeira notícia sobre a aeronáutica em Ponte de Sor remonta a 1919. Reveladora porque percebemos que o caminho trilhado até aqui faz ainda mais sentido olhando o passado. O presente e o futuro são concebidos de uma forma muito semelhante ao passado: com muito esforço e trabalho para promovermos o setor”.

Hugo Hilário referiu a importância da existência do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, sendo que “há todo um conjunto de empresas, parcerias e entidades que hoje são referência no país e até a nível internacional no setor da aeronáutica”.

“Somos referência no setor”

Segundo o Presidente do Município de Ponte de Sor, “a realização em Ponte de Sor do 1.º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal mostra a grande dinâmica deste nosso cluster. E confirma que, a exemplo do que já sucede com a captação de investimento neste setor, somos também cada vez mais referência para os principais eventos, sendo o expoente máximo a Portugal Air Summit”.

Aeródromo de Ponte de Sor: Investimento de 9 ME

O Centro de Negócios do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor vai ser ampliado.  

As obras vão contemplar a construção da torre de informação de voo, dois hangares para atividade aeronauta de 2.000 M2 e um hangar de 8.000M2 para aviões de grande porte.

O investimento anunciado é de nove milhões de euros, devendo criar mais de 300 postos de trabalho.

Aeronáutica vale 1,5% do PIB Nacional

100 anos depois, este sábado, 16 de novembro, Ponte de Sor traz de volta este momento único, num dia de celebração do passado, mas também do futuro da aeronáutica no nosso país – um setor que vale já 1,5% do PIB nacional, número que se estima que duplique nos próximos cinco anos.

História e o futuro da aviação na região e em Portugal

No 1.º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal, que preencheu toda a manhã de sábado, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, deu-se a conhecer e festejou-se uma aventura pelos primórdios da aviação nacional e pelo papel central da cidade nesta epopeia aérea, fazendo, ao mesmo tempo, a ponte com o amanhã da indústria.

Historiadores, investigadores, oficiais da Força Aérea (entre eles uma Capitão) e players do setor discutiram a história e o futuro da aviação na região e em Portugal.

Em 1919, a inauguração do Campo de Aviação, ou ‘Campo de Aterrissagem’, de Ponte de Sor, foi um acontecimento histórico em Portugal, relatado na primeira página dos jornais.

Na tarde deste sábado, as atenções voltam-se para o exterior, para o Festival Internacional de Balões de Ar Quente, junto aos Paços do Concelho, cenário que receberá depois, a partir das 19 horas, um espetáculo de Night Glow, com os balões iluminados.

Cidade acordou com Balões de Ar Quente no céu

Durante a tarde será ainda assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Aero Club de Ponte de Sor.

A celebração termina com a 7ª edição dos Prémios APPLA, que visam reconhecer, estimular e incentivar o profissionalismo, a solidariedade, o altruísmo, o espírito pioneiro e de abnegação no âmbito de várias vertentes da vida, em especial no que concerne à Aeronáutica.

A cerimónia da APPLA, terminará com a participação do reconhecido músico Mico da Câmara Pereira.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.