ActualRegional
25 Setembro, 2025

EU BEACH CLEAN UP 2025 une jovens portugueses e espanhóis na Ponte da Ajuda

O EUROPE DIRECT Alto Alentejo – Politécnico de Portalegre associa-se, uma vez mais, à campanha europeia EU BEACH CLEAN UP / Dia Internacional da Limpeza Costeira, promovida a nível europeu pela Comissão Europeia.

A ação local terá lugar no próximo dia 25 de setembro de 2025 (quinta-feira), entre as 8:30 e as 12 horas, na zona da Ponte da Ajuda, em Elvas, com a participação de 14 alunos da Escola Secundária D. Sancho II (Elvas).

Este ano, a atividade terá um caráter transfronteiriço, assinalando o 40.º Aniversário da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha às Comunidades Europeias (1985-2025).

Do lado espanhol, o EUROPE DIRECT Extremadura (Olivenza) coordena a participação de estudantes do Colegio Escuelas Parroquiales Sagrado Corazón e do IES Puente Ajuda (Olivenza), num total de 15 a 20 jovens.

Durante a manhã, cada grupo procederá à limpeza da sua margem do Rio Guadiana, sendo depois realizada a classificação e pesagem dos resíduos recolhidos. O programa culminará com um piquenique de confraternização e foto de grupo junto à Capela de Nossa Senhora da Ajuda, simbolizando a amizade e a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Município de Elvas; Politécnico de Portalegre; ADERCO –  Asociación para el Desarrollo Rural de la Comarca de Olivenza, Ayuntamiento de Olivenza e da Confederación Hidrográfica del Guadiana.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.