O Coletivo ArtÃstico 7350 emitiu uma nota de imprensa, na qual deixa um apelo a diversos setores da comunidade elvense para uma maior atenção e intervenção na área da cultura, bem como a apresentação de um manifesto criado para o efeito:
“No passado dia 15 de junho, diversas associações culturais, entidades artÃsticas e artistas individuais reuniram-se para refletir, partilhar e debater o presente e o futuro da arte e cultura em Elvas, onde foram abordados temas essenciais. Desta longa e intensa conversa, cheia de sentimentos, dúvidas, receios, mas também de ambição e esperança, nasceu um manifesto conjunto, assinado por várias entidades e artistas, com o objetivo de contribuir ativamente para a melhoria e valorização do setor cultural elvense.Â
Todos os signatários acreditam que, com espÃrito de equipa, diálogo construtivo e boas relações institucionais, é possÃvel elevar a cultura de Elvas a um novo patamar, marcado pela qualidade e pelo orgulho em promover a cidade além-fronteiras.
Ao MunicÃpio de Elvas, pede-se uma maior eficiência e reorganização nas áreas da promoção e estratégia cultural e artÃstica.
Às empresas locais, um investimento mais robusto nas iniciativas culturais, nomeadamente através de mecanismos de mecenato.
Às associações e entidades culturais, propõem-se a criação de um Conselho Municipal de Cultura e o reforço da ligação entre organizações e comunidade.
À comunicação social, desafia-se o desenvolvimento de mais ações de promoção e divulgação cultural, em articulação com as organizações do setor.
Aos elvenses, um apelo apertado para que abracem a cultura local, saiam de casa, explorem a cidade e descubram a riqueza artÃstica e cultural que Elvas tem para oferecer — que vão além do simples entretenimento.
Além do manifesto, foi também anunciada a criação do “Arquipélago de Tertúlias”, um encontro mensal dedicado à reflexão e conversa aberta sobre o estado da arte e da cultura em Elvas, no Alentejo e em Portugal. Este espaço pretende tornar-se uma referência no debate cultural local, promovendo o pensamento crÃtico, a cooperação e a partilha de ideias entre artistas, instituições e cidadãos”.
A leitura do manifesto pode ser feita, através do link em: https://drive.google.com/file/d/1Y1GetxIbdhjcI3rhgAP-6nxHiQxFTTSZ/view?usp=sharing












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.