ActualRegional
10 Julho, 2025

Arronches enche-se de vida, sabor e identidade na abertura da FAE

Com mais de 200 expositores e centenas de animais em mostra, a FAE posiciona Arronches como um palco privilegiado para o negócio, o investimento e o reforço da economia local.

Arrancou ao final da tarde desta quinta-feira, 10 de julho, em ambiente de festa a Feira das Atividades Económicas de Arronches (FAE).

A abertura oficial do certame contou com casa cheia, onde o destaque da primeira noite foi a gastronomia alentejana, saboreada por largas centenas de visitantes. A Bandinha da Moca deu o tom musical de boas-vindas, abrindo simbolicamente os acordes de um fim de semana que se prevê intenso e cheio de vida até domingo.

A FAE afirma-se cada vez mais como uma feira multifacetada, onde tradição e inovação se cruzam com o negócio, a cultura e a identidade local. Um ponto de encontro entre o saber-fazer da terra e o futuro que se quer construir.

Na sessão inaugural, João Crespo, presidente da Câmara Municipal de Arronches, destacou o certame como “um marco no calendário regional” e “o espelho do dinamismo de uma terra com uma enorme capacidade de trabalho”. Este ano, a feira conta com 200 expositores, 75 produtores de gado e cerca de 300 animais distribuídos por 150 parques, refletindo a forte componente agropecuária do concelho.

O autarca sublinhou o envolvimento de toda a comunidade, desde as IPSS ao movimento associativo, realçando que “o futuro de Arronches está assegurado pela paixão pelas raízes desta terra”. Crespo aproveitou ainda para fazer um breve balanço do seu mandato, considerando que “honrámos o compromisso” e que “Arronches é hoje um concelho mais atrativo e com enorme potencial”.

“Arronches é um território com enorme potencial”

José Manuel dos Santos

Também presente na cerimónia, José Manuel dos Santos, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, reforçou a importância da FAE como “representativa das atividades económicas do território”, com um contributo relevante para o turismo. “Arronches tem património, tem alojamento, restauração e uma oferta em qualificação crescente. É um território com enorme potencial”, sublinhou.

Já Ceia Silva, presidente da CCDR Alentejo, deixou um alerta sobre o impacto que os investimentos na área da defesa poderão ter em territórios mais frágeis como Arronches, lembrando que o acesso a fundos comunitários será mais difícil nos próximos anos.

A FAE prossegue até domingo com animação musical, provas gastronómicas, momentos de convívio e oportunidades de negócio, consolidando-se como uma das maiores montras do dinamismo económico e cultural do Alto Alentejo.

Gastronomia e tradição alentejana em destaque

A FAE volta a ser um palco privilegiado para a gastronomia típica da região. O restaurante oficial do município apresentará iguarias como a sopa de batata com beldroegas e ovo, a sopa de tomate com ovo e toucinho frito, a sopa de cação e a sopa de cachola. Ao lado, cinco tasquinhas dinamizadas por associações locais darão ainda mais sabor ao certame, que também contará com quatro bares de apoio na zona de espetáculos.

Cartaz musical atrativo e aposta nos artistas locais

A música será novamente um dos pontos altos da feira, com atuações de renome nacional todas as noites. Mariza (sexta, 11), Dillaz (sábado, 12) e Pedro Abrunhosa (domingo, 13) são os grandes destaques. Mas o palco será também espaço para os talentos da terra, com atuações de grupos como Vozes à Janela, Gromicho (em versão acústica), Pedrinhas de Arronches e Verde Maio.

A animação noturna prolonga-se com DJs como Valelo, DJ Luís Pinheiro Dua, I Love Baile Funk, DJ Hugo Rafael, I Love Reggaeton e DJ White, garantindo noites de festa até às 4h da manhã.

Concurso de gado, leilões e corrida de touros

A vertente agropecuária da feira conta com vários concursos ao longo dos dias. Na sexta-feira, dia 11, realizam-se os concursos de ovinos da raça Merino-Alemão (10h) e o 3.º concurso de cães Serra de Aires (17h). No sábado, a manhã começa com o concurso de ovinos das raças P3 e Ile-de-France, seguindo-se, à tarde, o concurso da raça Charollais.

Outro dos momentos altos será a corrida de touros no sábado, pelas 18:30, com a presença dos cavaleiros António Prates, Soraia Costa e João Augusto Moura, bem como dos forcados amadores de Arronches, Académicos de Elvas e Coimbra, e uma ganadaria da região.

O último dia contará com o 10.º Leilão de Ovinos Caprinos (11h), com entrega de prémios do concurso “Rebanhos da Nossa Terra” e, às 17 horas, a decorre a 12.ª edição do concurso do Rafeiro do Alentejo.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.