ActualDesportoRegional
26 Junho, 2025

Finta, dribla, marca: Mundialito volta a conquistar a Península com talento jovem

Formação em jogo: Mundialito cruza desporto, talento e futuro.

A 14ª edição do Mundialito de Futebol arranca esta sexta-feira, dia 27 de junho, em Badajoz, e promete transformar a região da Eurocidade, que inclui também Elvas e Campo Maior, num dos grandes palcos ibéricos do futebol de formação.

O evento, organizado pela ASDEFUBA- Associação Desportiva de Funcionários de Badajoz, conta com a participação de mais de 3 mil atletas dos 5 aos 15 anos, em representação de mais de uma centena de clubes nacionais e internacionais.

Até domingo, dia 29, estão previstos cerca de 400 jogos, com a presença de equipas de renome como Benfica, FC Porto, Sporting, Barcelona, Sevilha, Leganes e Albacete. A organização espera mais de 12 mil visitantes ao longo dos três dias de competição.

O Mundialito afirma-se como um dos principais eventos de futebol jovem da Península Ibérica, com o objetivo de promover o desporto em idade escolar.

“A organização ultrapassa continentes. É um evento da Eurocidade, na Euroregião”, destacou Hermenegildo Rodrigues, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Elvas, durante a conferência de apresentação. O autarca desejou que os atletas desfrutem das três cidades anfitriãs e sublinhou o carácter formativo do torneio, acrescentando: “Quem sabe se no futuro não poderemos vir a encontrar atletas que agora participam em campeonatos, a serem campeões e referências na modalidade do futebol.”

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Paulo Pinheiro, destacou a importância da prática desportiva para os mais jovens e considerou “gratificante para Campo Maior receber o evento e os atletas”.

Eugénio Quadrado, em representação da organização, salientou a dimensão crescente do Mundialito, que “já é um evento consolidado, com 14 anos, e que já há vários anos decorre em Elvas, agora também em Campo Maior.” O torneio envolve clubes e atletas de 10 países, desde o Médio Oriente aos Estados Unidos da América, passando por vários países europeus.

A cerimónia de inauguração está marcada para esta sexta-feira, às 20:30, em Badajoz, e será o pontapé de saída de um fim de semana dedicado à celebração do desporto jovem.

Além da vertente desportiva, o vereador Hermenegildo Rodrigues aproveitou ainda para endereçar um convite especial a todos os participantes: no sábado, dia 28, a partir das 22 horas, a cidade de Elvas celebra os 13 anos da sua classificação como Património Mundial com uma festa na Praça da República, que promete juntar cultura e confraternização numa noite memorável.

O Mundialito não é apenas futebol: é desporto, formação, encontro de culturas e um verdadeiro festival de juventude e fair play.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.