ActualRegional
16 Junho, 2025

RedEscolas AntiCorrupção: 4 Escolas do Distrito Portalegre com Selo

Durante o ano letivo 2024/2025 algumas escolas do distrito de Portalegre participaram no programa RedEscolas AntiCorrupção – escolas que promovem uma cultura de integridade, tendo-lhes sido atribuído os seguintes selos digitais.

Agrupamento de Escolas de Arronches – Selo Prata

Agrupamento de Escolas do Bonfim – Selo Ouro

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre – Selo Ouro

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão â€“ Selo Ouro

O trabalho desenvolvido pelas mais de 60 escolas que aderiram este ano letivo no programa de literacia anticorrupção, em especial na promoção de projetos interdisciplinares e de relação com a comunidade educativa alargada, merecem toda a divulgação. Professores, alunos, pais e demais organismos, públicos e privados, estão de parabéns pelas atividades que estão a desenvolver.

A All4Integrity é uma Associação apartidária da sociedade civil para a sociedade civil, formalmente constituída a 20 de setembro de 2021, criada a partir de uma iniciativa individual do Professor Doutor André Corrêa d’Almeida (Columbia University), lançada a 5 de outubro de 2020, nas ruas de Nova Iorque, com a designação #libertemomeupaísdacorrupção. É a primeira Associação e rede global de origem portuguesa criada para a promoção de uma cultura de integridade em Portugal e rapidamente se tornou numa incubadora de iniciativas, programas e soluções para a prevenção e combate à corrupção, como o programa RedEscolas AntiCorrupção, o Prémio Tágides, a Rádio Integridade+, a Academia e a Tech4Integrity.

Criado em 2021, a RedEscolas AntiCorrupção Ã© um programa escolar de literacia anticorrupção desenvolvido pela Associação All4Integrity. Trata-se de um programa quepromove, no quadro dos valores de uma democracia participativa, e com base na metodologia de projeto, o desenvolvimento de competências dos jovens em idade escolar, e em contexto local, relacionadas com o fenómeno da corrupção e crimes conexos.

Ancorada no tema da corrupção, e associando-se outros como o da transparência, integridade e ética, o programa (que pode ser desenvolvido pelas escolas num ou dois semestres) tem como público-alvo os alunos entre o 7º e o 12º ano, qualquer que seja o tipo de ensino que frequentam (público, privado, regular, profissional, internacional), em ordem a promover o sentido de espaço público e bem-comum, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.

Ao todo, em 4 edições, mais de 11 mil alunos de 15 distritos de Portugal Continental, da Região Autónoma da Madeira e de outros 7 países em 4 continentes participaram no programa RedEscolas.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.