ActualRegional
19 Março, 2025

Alunos da escola secundária de Ponte de Sor premiados no evento final do Astro Ovo

No passado dia 25 de fevereiro, as equipas da Escola Secundária de Ponte de Sor receberam a notícia pela qual ansiavam – “os projetos Alent’Ovo e Ovoestelado foram selecionados para ser apresentados no evento final da 2.ª edição do AstroOvo, dia 12 de março, no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa”.

A organização recebeu mais de 100 projetos, envolvendo aproximadamente 700 alunos, o que implicou uma seleção bastante criteriosa da parte do júri, deixando alguns projetos fora da seleção final.

A atividade Egglander ou Eggnaut é muito conhecida, tendo já sido realizada em muitas escolas com regras quase idênticas. O ESERO Portugal desafiou os professores responsáveis de cada equipa a utilizar esta atividade como exemplo de um desafio criativo, em função do nível etário e de escolaridade dos alunos. Encorajados pelas suas professoras – Cristina Gonçalves e Sílvia Veríssimo, os alunos formularam uma questão problema, pesquisaram, investigaram, testaram, e, com determinação, foram BEM SUCEDIDOS!

A equipa Alent’Ovo, constituída pelos alunos da turma 10º A – Carolina Calhau, Filipa Galveias, Francisca Falca, Francisco Rodrigues, Gabriela Lourinho, Joana Vital, Maria Tomás, Pedro Coelho, Mariana Esculcas, Sofia Marques e coordenada pela professora de Física e Química, Cristina Gonçalves, viu o seu projeto reconhecido com o 1º lugar deste desafio a nível nacional. Apresentaram-se com um projeto inovador e sustentável no que concerne à interação entre a funcionalidade, o ambiente e o meio local, o que levou o vídeo de apresentação do projeto a destacar-se entre os restantes finalistas.

Já a equipa Ovoestelado destacou-se com um projeto inovador que consistiu na criação de uma cápsula cúbica com agitadores de madeira, concebida para garantir a proteção eficaz do ovo durante a experiência. Este trabalho permitiu à equipa alcançar um excelente desempenho, resultando na atribuição do 3º lugar. A equipa foi constituída pelos alunos da turma 10º B:  Beatriz Silva, Henrique Pedro, Inês Silvestre, Lara Neves, Manuel Carda, Maria Duarte, Miguel Pratas, Raquel Garcia, Raquel Macedo, Rita Lopes e Sofia Canas, sob a coordenação da professora Sílvia Veríssimo.

O sucesso destas equipas no AstroOvo demonstra a importância da aprendizagem baseada na exploração científica e no trabalho em equipa. A participação e distinção nestes desafios reforçam o valor da investigação científica e da inovação tecnológica no contexto escolar, incentivando os alunos a explorar e desenvolver novas competências para o futuro.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.