O Movimento Democrático de Mulheres realiza uma Manifestação Nacional no próximo dia 8 de março, em defesa da igualdade, direitos de justiça e paz.
Portalegre junta-se à luta e, assim, para o dia 8 de março, pelas 10 horas, está agendada uma manifestação com concentração no Mercado Municipal, Rossio.
“As mulheres do distrito de Portalegre saem à rua e marcam encontro em Portalegre, pelas 10 horas, no Mercado Municipal desfilando em cordão até ao Rossio , com a coragem, a alegria e a determinação de sempre para dizer que:
– Queremos que se cumpram os direitos de maternidade e paternidade, das crianças e dos jovens, serviços públicos de qualidade e proximidade: na saúde, educação, segurança social , forças de segurança, direito ao transporte e à mobilidade, um SNS que assegure o direito de todos aos cuidados primários de saúde, salvaguarde o acompanhamento da gravidez, parto, cuidados materno-infantis, o acesso à IVG, saúde mental e consultas de especialidade. Mais médicos de famÃlia e enfermeiros.
– Queremos uma escola pública que contribua para o desenvolvimento integral de todas as crianças, incluindo as que tem necessidade educativas especiais, as que são de diversas nacionalidades ou etnia.
– Queremos um Alentejo para viver, livre de cultivos intensivos das monoculturas com impacto dos agrotóxicos na saúde e nos solos, com emprego com direitos e de qualidade que permita a fixação das populações contrariando a baixa natalidade e envelhecimento da população, que se combata o isolamento das idosas e que estas possam viver a vida com dignidade.
– Já não suportamos o peso das desigualdades e discriminações, as violências que recaem sobre as mulheres e todas as formas de preconceitos e estereótipos, do racismo e xenofobia.
A Igualdade não pode ser uma mera promessa, mas um direito do qual não abdicamos para viver a vida com dignidade.
– Nós somos a maioria capaz de transformar a nossa sociedade tornando-a mais justa, equitativa e solidária.
Vamos continuar a luta por uma sociedade onde os direitos sejam reforçados e respeitados e a paz um compromisso, cientes de que esta Manifestação Nacional de Mulheres promovida pelo MDM será um momento alto de convergência de muitas mulheres”, referem em comunicado.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.