ActualRegional
1 Maio, 2024

FIAPE “está a crescer” e é necessário pensar a sua ampliação

FIAPE decorre em Estremoz até domingo, dia 5 de maio.

A 36.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) já decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares.

A FIAPE é um certame de valorização e promoção socioeconómica e turística do Concelho de Estremoz e da Zona dos Mármores, integrando diversas mostras das atividades com maior peso económico no Concelho e na Região: agropecuária,  artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.

O certame assume-se como um dos mais importantes a sul do tejo e tem vindo a afirmar-se, ano após ano, como dos mais relevantes no contexto nacional no que ao setor da agropecuária, nomeadamente, diz respeito.

“Excelência de produtos e produtores e também a reclamarem mais espaço este ano, o que revela que o trabalho está a ser feito e somos apetecíveis”

José Daniel Sádio

De acordo com José Daniel Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, “temos aqui uma excelência de produtos e produtores e também a reclamarem mais espaço este ano, o que revela que o trabalho está a ser feito e somos apetecíveis. Para Estremoz e para a região é um momento fundamental de afirmação, no nosso contexto regional e nacional, pois percebemos que numa terra como Estremoz que vive cada vez mais no centro e não no interior, mas conseguimos fazer coisas à altura do melhor que há no país (…) no artesanato, na agropecuária e também com uma componente muito importante como a animação com um cartaz de excelência com três palcos ao longo dos cinco dias. Há muita cultura, animação e tem tudo para ser uma grande FIAPE. Sintam-se todos convidados”.

Artesã faz renda de bilros

Na edição deste ano registou-se um aumento do número de expositores em relação aos anos anteriores, o que está naturalmente a levar o Município a ter de repensar o aumento do recinto de exposições para organizações futuras deste evento.

Também os autarcas da região, nomeadamente de Alandroal, Sousel e Fronteira sublinham a importância que a FIAPE tem para a dinamização da economia e turismo da região.

Por sua vez, Sónia Caldeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz assegurou que a venda de bilhetes para os espetáculos principais no palco FIAPE está “a correr lindamente, sendo a banda “Os 4 e Meia” os que estão a bater recorde de bilheteira”. No fim-de-semana, o recinto terá capacidade para 8 mil espetadores.

A exposição agropecuária continua a ser um dos sectores com maior representatividade na feira, apesar de nos últimos anos se ter verificado um declínio do sector agrícola em Portugal. A par da exposição realizam-se concursos de raças ovinas (Merino Branco, Merino Preto, Merino Precoce e Ile de France) e bovinas (Concurso Nacional da Raça Limousine e Charolesa). Decorrem ainda colóquios técnicos sobre variadas temáticas atuais, relacionadas com o sector agropecuário.

Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.