ActualRegional
24 Novembro, 2023

Figurado de Estremoz inspira luta pela eliminação da violência contra as mulheres

A ASSOCIAÇÃO SER MULHER lança a campanha “O AMOR NÃO É CEGO”, que segue a ação mundial 16 DIAS DE ATIVISMO pelo Fim de todas as formas de Violência contra as Mulheres e Raparigas (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres), que começa no dia 25 novembro, este sábado.

A atividade e intervenção da Associação, enquanto estrutura de atendimento e de acolhimento a vítimas de violência doméstica (ETAV),  e de resposta de apoio psicológico (RAP) a crianças e jovens vítimas de violência doméstica, insere-se no território que abrange os concelhos do Alentejo Central. Propuseram, assim, “RECRIAR” e “RESSIGNIFICAR” artes e saberes tradicionais dos vários concelhos do território do Alentejo Central às suas causas.

Nesta campanha, a inspiração resultou do figurado de barro de Estremoz, vulgarmente conhecido como “BONECOS DE ESTREMOZ” e que foi reconhecido como património imaterial da humanidade pela UNESCO. Este figurado é “uma arte com mais de três séculos” e faz parte da nossa identidade cultural. Foram inventariadas mais de cem figuras diferentes e todos os dias, como nos dizem, se inventam novas temáticas, “sempre relacionadas com o quotidiano das gentes alentejanas, na sua vivência rural e urbana”. Uma das figuras mais conhecidas é, precisamente, o “AMOR É CEGO”.

Deste repto criativo resultou o mote da campanha: “O AMOR NÃO É CEGO”, de “OLHO ABERTO ” e que, na descrição da sua autora, “impele e demonstra a possibilidade de superação”. A partir do próximo dia 27 de novembro, a Associação inicia um conjunto de ações de sensibilização junto de escolas, em que se interpelarão alunas e alunos para reinterpretação do “amor é cego” e de um “amor” compensador, que seja PARTILHA, RESPEITO, IGUALDADE, sem sofrimento e que potencie o livre e melhor desenvolvimento de cada pessoa.

Secundando a mensagem: “VAMOS CONSTRUIR UM FUTURO ONDE A SEGURANÇA E O RESPEITO SEJAM GARANTIDOS PARA TODAS AS MULHERES E RAPARIGAS. VEM FAZER PARTE DESTA MUDANÇA!

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.