O romance biográfico que recorda o longo caminho de vida do Comendador Rui Nabeiro, da autoria de José Luís Peixoto, foi apresentado este domingo, 28 de março, dia de comemoração dos 90 anos de Rui Nabeiro, num evento que decorreu em livestream no Facebook de Delta Cafés, Delta Q e Adega Mayor.


A apresentação começou com a apresentação de um filme sobre a vida de Rui Nabeiro “Senhor Rui Nabeiro – 90 Anos de Caminho”, da autoria de Leonel Vieira e com texto de José Luís Peixoto.


Rui Nabeiro: Fazer 90 anos “é natural”
Ao assinalar este aniversário, Rui Nabeiro, considerou a sua idade “natural”, atribuindo-a também à “providência divina”, admitindo que “começa agora a sonhar um dia de cada vez”.


A obra literária de José Luís Peixoto intitula-se “Um Almoço de Domingo”. Neste dia de aniversário, Rui Nabeiro contou que almoçou com os seus familiares mais próximos.


Em Campo Maior, Diogo Infante, leu vários excertos do livro
O ator Diogo Infante leu várias passagens do novo livro de José Luís Peixoto que retratam a vida e o percurso de Rui Nabeiro.


O Comendador Rui Nabeiro e José Luís Peixoto voltaram assim a conversar, revisitando algumas das suas memórias e recordações, num encontro que percorreu a vida do empresário campomaiorense.
“O Senhor Rui”


José Luís Peixoto considerou que esta obra conserva a “memória, através de uma narrativa. É a perspetiva de Rui Nabeiro, na primeira pessoa”.
O escritor afirmou que Rui Nabeiro partilhou consigo “coisas muito específicas, como a matrícula do carro, no qual foi de lua de mel”.
Neste romance biográfico, José Luís Peixoto designa a personagem principal por “senhor Rui”, porque é assim que ele é conhecido e chamado por todas as pessoas. É uma forma de estar”, referiu.
“Almoço de Domingo”


“Almoço de Domingo” reconstrói parte da história portuguesa, olhada a partir de uma geografia própria e de uma família.
Decorre entre 1931 e 2021 e é a história do senhor Rui, um homem marcante que revisita a sua vida, as suas memórias e recordações. Este é um romance biográfico – próximo de uma biografia romanceada – de uma personalidade ímpar, com tanto de enigmático como de notável e generoso como é o Comendador.


A sua vida é um filme cheio de aventuras, enredos de risco, apostas políticas ou de negócios, e segredos nunca contados por detrás de um sorriso. Até hoje, uma vez que o livro se desenvolve em três dias, sendo o último o 28 de março de 2021.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.