ActualRegional
8 Junho, 2020

Elvas: Obras em execução e projetos futuros apresentados a Ministra e Secretários de Estado

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, visitaram esta segunda feira, 8 de junho, várias obras que decorrem em Elvas e ficaram a par dos novos projetos e investimentos que a autarquia pretende implementar no futuro em próximos quadros comunitários de apoio.

Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, referiu, em conferência de imprensa, que proporcionou aos governantes uma visita às obras cofinanciadas e que, atualmente, se encontram em curso, nomeadamente o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas e a Escola Básica 2.3 nº 1 de Elvas, em Santa Luzia.

“Franca execução dos fundos” – Ministra

Sobre as obras cofinanciadas e em curso na cidade de Elvas, a ministra considerou que se trata de um “pacote de investimentos de fundos europeus muito significativo”, concluindo que as mesmas se encontram “em franca execução”.

Novos projetos para futuros quadros comunitários

Relativamente aos projetos futuros, que, muito provavelmente, vão procurar financiamento em próximos quadros comunitários foram anunciados pelo autarca elvense os seguintes: nova residência para o ensino superior; implementação de um Centro de Conhecimento e Inovação nas instalações do ex-Centro de Reinserção de Vila Fernando; área logística ligada ao Caia (é um sonho ou há projetos para o futuro?) e repensar os recursos hídricos da barragem do Caia.

Bombar água do rio Guadiana para barragem do Caia ? Possibilidade em análise

Relativamente à Barragem do Caia, Nuno Mocinha, esclareceu que a Associação de Beneficiários do Caia já manifestou a sua preocupação com os recursos hídricos existentes para a rega.

Assim, o autarca explicou que a barragem começa a não ser suficiente para dar resposta ao perímetro de regra do Caia e, desta forma, começa a ser estudada a possibilidade de analisar a capacidade de bombagem de água do rio Guadiana para a Barragem do Caia.

Mocinha lembrou a importância deste recurso para o setor da agricultura na região e os postos de trabalho envolvidos na atividade agrícola.

Centro de Conhecimento em Vila Fernando? “Animamos muito o senhor presidente”

A ministra da Coesão Territorial destacou projetos como o ambicionado para Vila Fernando que consistirá, segundo a governante, na constituição de “uma comunidade de conhecimento e inovação, com empresas e centros de conhecimento”.

“Animamos muito o senhor presidente relativamente a esta possibilidade, mas ainda não nos comprometemos com fundos”, garantiu.

Sobre a já conhecida plataforma logística do Caia, Ana Abrunhosa, defende que “é muito importante sermos cada vez mais autossuficientes e termos capacidade de alimentar as nossas exportações. Como sabem temos a componente ferroviária e há o projeto da plataforma logística e, no contexto da eurocidade, faz todo o sentido este tema ser trabalhado com Espanha”, disse.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.