A 4ª edição do Trail Elvas Património Mundial corre-se este próximo domingo, dia 8 de dezembro.
O evento desportivo é organizado pela Associação Desportiva Ialbax, que ao final da tarde desta quarta feira, 4 de dezembro, em conferência de imprensa, apresentou a prova.


Humberto Pestana – Visita à Cidade de Elvas


Humberto Pestana, Presidente do Ialbax, considerou que este trail “mais do que uma prova desportiva é uma visita à cidade de Elvas e ao seu património”.
O Percurso
A prova realiza-se no concelho de Elvas, a partida será na Praça da República, às nove da manhã, com passagem pelo Forte da Graça, Aqueduto da Amoreira, pelas muralhas seiscentistas, outros sítios e locais turísticos da cidade de Elvas, como o Museu Militar, Torre Fernandina, Pelourinho, entre outros locais emblemáticos.
Trail único no Alentejo
Este é o único Trail do Alentejo onde o percurso se desenvolve dentro de monumentos património mundial.
Trata-se de uma prova acessível a todos os participantes com zonas técnicas e exigentes fisicamente, e constituído pelas seguintes provas: Trail Running de 19 quilómetros, com um percurso citadino de 1,100 metros e caminhada, com uma distância +/- de 12 quilómetros.
Respeitar Património e Ambiente


Humberto Pestana sensibilizou os atletas participantes para “não danificarem o património e, ao mesmo tempo, para não deixarem lixo no percurso”.
A chegada será no Estádio de Atletismo a partir das 10:30.
Mais de Meio Milhar de participantes
Tal como no ano passado, a organização espera “que a prova seja do agrado dos 510 atletas e caminheiros previstos participarem este ano”.
De acordo com Humberto Pestana, “a prova tem registado uma evolução positiva em termos de atletas participantes: Em 2016 tivemos 304; em 2017 contámos com 400; em 2018 inscreveram-se 450 e este ano temos 510”.
Atletas Espanhóis em grande número
O Presidente da Ialbax sublinhou também a importância que a prova centrada no Património Mundial de Elvas tem vindo a significar para os vizinhos atletas espanhóis.
“Dos 510 inscritos, 200 são espanhóis”, afirmou Humberto Pestana.
Trail é prova distrital e abre calendário
O IV Trail/Caminhada Elvas Património Mundial é uma prova integrada no Campeonato Distrital de Trail do Distrito de Portalegre e nesta edição abre o calendário do circuito trail do distrito.
Os padrinhos da prova em 2019 são Paulo Araújo e Ana Duarte.
Ana Duarte: “Trilhos Bonitos”


Ana Duarte agradeceu o convite que lhe foi endereçado e assegurou que a prova será do agrado dos atletas adeptos desta modalidade.
“Os trilhos estão muito bonitos, pois já há um verdinho a destacar na paisagem”.
Paulo Araújo: “Grande Evento”


Por sua vez, Paulo Araújo, um dos primeiros atletas elvenses a praticar a modalidade do trail running, afirmou que também vai correr.
“Vou participar nesta prova, não tanto pela competição, mas para me divertir e conviver. Há-de ser um grande evento à semelhança dos últimos três”.
Tiago Afonso, vereador com o pelouro do desporto no Município de Elvas felicitou a Associação Ialbax e os seus atletas “pelo dinamismo e empenho”.


There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.