ActualDesportoRegional
6 Agosto, 2018

Eléctrico: Final de época com resultados de topo

A equipa de natação do Eléctrico Futebol Clube (E.F.C) finalizou a época de 2017/18 com a participação nas três provas mais importantes, nas quais os nadadores ponte-sorenses se destacaram nas suas prestações.

Campeonato Regional de Infantis, Juvenis e Absolutos

No Campeonato Regional de Infantis, Juvenis e Absolutos, realizado nas piscinas municipais de Reguengos de Monsaraz, os nadadores do EFC subiram 15 vezes ao pódio, dos quais foram sete vezes campeões regionais, três vezes vice-campeões e cinco terceiros lugares.

Foram batidos vários recordes pessoais, os quais permitiram que os atletas infantis melhorassem os seus rankings e lhes desse acesso a participar noutras provas do Campeonato Nacional.

 XX Campeonato Nacional Masters de Verão

No XX Campeonato Nacional Masters de Verão, realizado em Loulé, prova organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), o nadador Jorge Lima do EFC, confirmou o primeiro lugar na Taça Masters – Individual técnica bruços, onde foi o nadador mais pontuado de todos os escalões masters masculino, durante a época 2017/2018.

Tendo nadado as provas de 50, 100 e 200 bruços e ainda as provas de 50, 200 e 400 livres, o nadador o EFC conseguiu o título de vice-campeão nacional de 200 m Bruços no escalão 50-54 anos com o tempo de 3:03,94.

Campeonato Nacional de Infantis

São João da Madeira acolheu durante três dias (20,21 e 22 de julho) o Campeonato Nacional de Infantis, onde o EFC, conseguiu participar com os três atletas que têm neste escalão.

Helena Florindo, Afonso Choças e André Lopes conseguiram os tempos de acesso para este campeonato organizado pela FPN, onde foram representados 128 clubes com a participação de 680 nadadores (334 masculinos e 346 Femininos).

Este campeonato nacional foi uma experiência única, onde os nadadores do EFC estiveram a competir com os melhores nadadores nacionais, onde inclusive foram batidos diversos recordes nacionais, espelhando o nível altíssimo destes campeonatos.

É de salientar que, a Helena Florindo e o Afonso Choças obtiveram tempos para poderem pontuar em quatro provas, sendo os únicos da ANIC a conseguirem este feito, podendo assim competir durante os três dias e contando para a classificação final de campeão nacional.

A nível individual Helena Florindo obteve o 26º Lugar em infantis B com um total de 1631 Pontos, com a participação nas seguintes Provas:

4º Lugar nos 200 Livres com o tempo de 2:25.28 obtendo 470 Pontos;

5º Lugar nos 800 Livres com o tempo de 10:33.04 obtendo 449 Pontos;

10º Lugar nos 100 Costas com o tempo de 1:21.48 obtendo 362 Pontos;

23º Lugar nos 400 Estilos com o tempo de 6:17.75 obtendo 350 Pontos.

A participação masculina composta por dois nadadores, o André Lopes classificou-se em 31º Lugar em infantis B, na prova de 100 livres com um tempo de 1:07,42, e o Afonso Choças conseguiu um 38º Lugar em infantis A com um total de 1611 Pontos, com a participação nas seguintes Provas:

25º Lugar nos 1500 Livres com o tempo de 18:50.14 obtendo 457 Pontos;

17º Lugar nos 100 costas com o tempo de 1:12.96 obtendo 358 Pontos;

14º Lugar nos 200 Bruços com o tempo de 2:52.47 obtendo 399 Pontos;

26º Lugar nos 200 Estilos com o tempo de 2:34.69 obtendo 400 Pontos.

Atletas no projeto UAARE

Devido aos resultados obtidos para participação em competições zonais e nacionais, os nadadores Afonso Choças, André Lopes, Helena Florindo e Márcia Teodoro, irão integrar no próximo ano letivo o projeto UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), o qual tem por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva.

A secção de natação agradece

Desta forma, a secção de natação “agradece ao Município de Ponte de Sor e ao agrupamento de escolas, assim como ao projeto UAARE, a possibilidade da integração dos atletas de natação e deseja que este projeto seja um sucesso e que possa contribuir, ainda mais, para o enriquecimento académico e desportivo destes nadadores.

A secção quer agradecer ainda a todos os que ao longo desta época, têm vindo a proporcionar as condições para que estes atletas consigam maximizar os seus resultados”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.