A AIAR, Associação de Desenvolvimento pela Cultura organiza neste mês de janeiro a segunda edição do Festival de Cinema de Guerra da Raia.
Promoção e divulgação de Elvas
“A Sétima Arte é um poderoso veículo mediático, que serve os propósitos desta associação em criar eventos que sejam simultaneamente formas de promoção e de divulgação da Cidade e da região”, defende a AIAR.
A AIAR pretende assim “estimular o desenvolvimento a partir de dinâmicas e de conteúdos produzidos pelas atividades criativas”.
Festival de Cinema em cenário único
Relembra-se que o conjunto militar fortificado da cidade de Elvas é um modelo excepcional de Engenharia Militar, e foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, em 2012.
Estes atributos simbólicos e formais, para além da Paisagem e dos Cenários, dos Monumentos, da Gastronomia, dos Produtos locais genuínos, das Tradições culturais e do seu Povo, elementos fundamentais que concorrem para formar a fisionomia inconfundível de um sítio, abonam à Cidade de Elvas, um potencial indubitavelmente talhado para corresponder às aspirações deste Festival de Cinema.
O Festival
O Festival de Cinema de Guerra de Elvas, com inicio esta sexta-feira, dia 5 e conclusão a 27 de janeiro, será composto por uma Secção Central de Filmes em Competição, e três Secções autónomas, – “Évora em Elvas”, da responsabilidade do grupo Cinema fora dos Leões, ligado à Universidade de Évora; “Memória da Guerra de Africa”, da responsabilidade do Cineclube de Elvas e da Liga dos Amigos do Museu Militar de Elvas e a “Maratona Guerra das Estrelas” a acontecer na Escola Secundária D. Sancho II. Para além destas, realizar-se-á uma Matinée Infanto-Juvenil.
Os filmes a concurso são:
DUNKIRK de Christopher Nolan
A ESCOLHA DO REI de Erik Poppe
IDA de PawelPawlikowski
A NOITE CAIRÁ de André Singer
A GRANDE MURALHA de ZhangYimou
ESPIRITO DE 45 de Ken Loach
O ÚLTIMO DOS INJUSTOS” de Claude Lanzmann
Para avaliar os filmes selecionados e atribuir menções e prémios especiais às características e qualidades técnicas e artísticas relevantes identificadas nas obras (interpretação, realização, argumento, fotografia, etc.) existirá um júri constituído por cinco personalidades.
O evento conta com o apoio do Município de Elvas e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.