ActualCulturaRegional
20 Fevereiro, 2019

Instameet Arte Pública Fundação EDP em Campo Maior

4 instagramers estiveram à descoberta do programa Arte Pública Fundação EDP em Campo Maior.

A Fundação EDP e o Gerador dinamizaram, em parceria com a Associação Coração Delta, Delta Cafés e a Câmara Municipal de Campo Maior, o Instameet Arte Pública Fundação EDP em Campo Maior.

A iniciativa decorreu ao longo do passado fim de semana e o objetivo passou por realizar um encontro para dar a conhecer, através do trabalhos dos instagramers convidados, a intervenção do programa Arte Pública na região.

Durante três dias, os instagramers @zevitro, @margaridareispereira, @bruschyography e @zepasso.s percorreram a região à descoberta de onze obras de arte pública, criadas no âmbito do programa Arte Pública pelos artistas Luís Silveirinha, André Calado aka NADA, Luís Managem aka ORPHÃO e André Clérigo.

Este programa contou com o apoio da EDP Distribuição.

Visitas a locais emblemáticos de Campo Maior

Campo Maior, Ouguela e Degolados foram as freguesias anfitriãs do Instameet Arte Pública Fundação EDP

O programa do fim-de-semana, desenhado pela Fundação EDP, pela Associação Coração Delta e Câmara Municipal de Campo Maior, incluiu visitas às freguesias de Ouguela e Degolados, às obras de arte e, ainda, a espaços locais como o Centro da Ciência do Café, um espaço criado para transmitir o conhecimento existente sobre o café, a Adega Mayor, um edifício desenhado pelo arquitecto Siza Vieira, o Estádio Capitão César Correia, a Obra de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior ou a Casa Museu Santa Beatriz da Silva.

Promover o acesso à arte

O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu também um encontro com o grupo sénior local Saberes e Sabores, onde foram dados os primeiros passos para uma nova obra que surgirá em Campo Maior pela mão do artista local André Clérigo.

Programa Arte Pública Fundação EDP

O Programa Arte Pública Fundação EDP usa a arte como instrumento de inclusão social. Orientado para territórios de baixa densidade populacional, promove o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais.

Durante o ano de 2019 serão dinamizados onze instameets com 44 instagramers  que vão percorrer o país para dar a conhecer mais de 80 obras de arte pública, criadas por 35 artistas nacionais. O calendário dos próximos instameets Arte Pública Fundação EDP:

15 a 17 de março | Algarve | Barlavento e Sotavento Algarvio

12 a 14 de abril | Ribatejo | Marmeleira (Rio Maior)

17 a 19 de maio | Médio Tejo | Vila Nova da Barquinha

06 a 08 de setembro | Minho | Braga

11 a 13 de outubro | Beira Baixa | Fundão

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta