ActualRegional
6 Março, 2017

António Costa: “temos défice de qualificações”

O Programa nacional Qualifica foi lançado esta segunda-feira, dia 6 de março, em Campo Maior, pelo primeiro-ministro, António Costa.

O Centro Internacional de Pós Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN) recentemente reconhecido como “Centro Qualifica”, recebeu os membros do governo.

Nesta visita teve lugar o descerramento da placa que certifica aquele espaço como Centro Qualifica e a comitiva teve a oportunidade de conhecer o espaço e as formações que ali são ministradas.

A cerimónia de Lançamento do Programa Qualifica teve lugar no auditório do Centro de Ciência do Café (CCC).

Rui Nabeiro: “Qualificação é uma responsabilidade de todos”

Na sua intervenção, o Comendador Rui Nabeiro, frisou a importância das empresas, enquanto espaços de “socialização e aprendizagem”, afirmando que a “qualificação é muito importante para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos”, advertindo que a “qualificação é uma responsabilidade de todos”.

António Costa: “temos um défice de qualificações”

O primeiro-ministro, António Costa, justificou a escolha de Campo Maior para a apresentação do programa “Qualifica” pelo exemplo que a empresa Delta Cafés e o seu líder, Comendador Rui Nabeiro, dão ao país.

“A qualificação é a chave para resolvermos os problemas estruturais do país, pois só assim alcançaremos inovação e crescimento (…) temos um défice de qualificações (…) esta diferença separa-nos da Europa”.

O governante sublinhou ainda que “qualificação é igual a competição, reconhecendo que “foi um erro ter-se desinvestindo na qualificação para adultos nos últimos anos”.

O que são Centros Qualifica ?

Os Centros Qualifica são unidades acreditadas pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional – para a qualificação de adultos, com idade igual ou superior a 18 anos e que procurem o reconhecimento das suas competências escolares ou profissionais adquiridas ao longo da vida.

Esta certificação de competências pretende aumentar a escolaridade ao nível do 9º ou do 12º ano e reconhecer competências em diversas áreas.

O CIPGCRN está apto para reconhecer competências nas áreas de Informática; Audiovisuais e Produção dos Media; Comércio; Marketing e Publicidade; Contabilidade e Fiscalidade; Administrativa; Eletrónica e Automação; Industrias Alimentares e Metalurgia e Metalomecânica.

Objetivos:

Garantir que 50% da população ativa conclui o ensino secundário.

Alargar a rede de Centros Qualifica, garantindo um total de 300 centros em Portugal continental até ao final de 2017.

Neste momento, existem 261 Centros Qualifica, sendo que trinta destes centros foram criados em 2016.

Esta segunda-feira foi aberto um novo concurso para 42 novos Centros Qualifica, o que significa, de acordo com o governo, que “a meta de 300 centros vais ser atingida já no 1º semestre de 2017”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta