ActualCulturaRegional
18 Janeiro, 2018

Elvas continua em Guerra este Fim-de-Semana

Festival de Cinema de Guerra da Raia até 27 de janeiro.

O Festival de Cinema de Guerra da Raia decorre na cidade de Elvas até ao dia 27 de janeiro, numa iniciativa promovida pela AIAR, Associação de Desenvolvimento pela Cultura.

O evento cultural teve início no passado dia 5 de janeiro.

Cerca de uma centena no passado fim-de-semana

De acordo com esta associação, “o segundo fim-de-semana do Festival de Cinema de Guerra da Raia que se realizou em Elvas superou mais uma vez as expectativas esperadas.
Foram cerca de uma centena de pessoas assistiram às várias exibições que decorreram durante o passado fim-de-semana no Auditório São Mateus e no Museu Militar”.

Próximas atividades

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de janeiro, são esperadas “mais uma centena de pessoas” para assistir às exibições programadas.

O calendário para o próximo fim-de-semana:

Sexta-Feira às 21:30, no auditório São Mateus- A GRANDE MURALHA de Zhang Yimou

“A GRANDE MURALHA” sob direção de Zhang Yimou

Sábado às 15:30, no auditório São Mateus- PHOENIX de Christian Petzold

Sábado às 21:30, no auditório São Mateus- ESPIRITO DE 45 de Ken Loach

Domingo às 16 Horas, no auditório São Mateus- TRANSFORMERS- THE LAST KNIGHT de Michael Bay

Domingo às 15:30, no Museu Militar de Elvas- CHAIMITE de Brum do Canto

Promoção e divulgação de Elvas

“A Sétima Arte é um poderoso veículo mediático, que serve os propósitos desta associação em criar eventos que sejam simultaneamente formas de promoção e de divulgação da Cidade e da região”, defende a AIAR.

A AIAR pretende assim “estimular o desenvolvimento a partir de dinâmicas e de conteúdos produzidos pelas atividades criativas”.

Festival de Cinema em cenário único

Relembra-se que o conjunto militar fortificado da cidade de Elvas é um modelo excepcional de Engenharia Militar, e foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, em 2012.

Estes atributos simbólicos e formais, para além da Paisagem e dos Cenários, dos Monumentos, da Gastronomia, dos Produtos locais genuínos, das Tradições culturais e do seu Povo, elementos fundamentais que concorrem para formar a fisionomia inconfundível de um sítio, abonam à Cidade de Elvas, um potencial indubitavelmente talhado para corresponder às aspirações deste Festival de Cinema.

O Festival

O Festival de Cinema de Guerra de Elvas é composto por uma Secção Central de Filmes em Competição, e três Secções autónomas, – “Évora em Elvas”, da responsabilidade do grupo Cinema fora dos Leões, ligado à Universidade de Évora; “Memória da Guerra de Africa”, da responsabilidade do Cineclube de Elvas e da Liga dos Amigos do Museu Militar de Elvas e a “Maratona Guerra das Estrelas” a acontecer na Escola Secundária D. Sancho II. Para além destas, realizar-se-á uma Matinée Infanto-Juvenil.

Os filmes a concurso são:

DUNKIRK de Christopher Nolan

A ESCOLHA DO REI de Erik Poppe

IDA de PawelPawlikowski

A NOITE CAIRÁ de André Singer

A GRANDE MURALHA de ZhangYimou

ESPIRITO DE 45 de Ken Loach

O ÚLTIMO DOS INJUSTOS” de Claude Lanzmann

Para avaliar os filmes selecionados e atribuir menções e prémios especiais às características e qualidades técnicas e artísticas relevantes identificadas nas obras (interpretação, realização, argumento, fotografia, etc.) existirá um júri constituído por cinco personalidades.

O evento conta com o apoio do Município de Elvas e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta