ActualRegional
19 Abril, 2019

Terrugem: Aleluias celebram-se este sábado

A Freguesia da Terrugem comemora este sábado, 20 de abril, as Aleluias.

A iniciativa integra a celebração da Páscoa naquela freguesia rural do concelho de Elvas.

A celebração das Aleluias começa quando toca o sino da meia-noite, nessa altura as ruas enchem-se de gente, com os seus chocalhos.

A iniciativa decorre primeiro a partir da Igreja Matriz de Terrugem, e segue para a Sociedade Recreativa, de lojas e de cafés que ainda mantêm a tradição, são atirados rebuçados e alguns amendoins para as ruas.

Quando terminam os lançamentos dos rebuçados das varandas, surge na rua uma figura tradicional das Aleluias em Terrugem – o Senhor Serafim Carvão (conhecido pelo Patilhas de Terrugem) – que de cima de uma carrinha de caixa aberta, vai lançando cerca de 20 quilos de rebuçados que carrega numa ‘sementeira’ antiga (saco com que se faziam as sementeiras de trigo ou de outros cereais).

Atualmente, o neto do senhor Serafim acompanha-o, imitando-lhe os gestos, carregando uma sementeira mais pequena cheia de rebuçados, que vai lançando pelas ruas. Ouvem-se os chocalhos, que as pessoas tocam para pedir os doces, uma tradição também já antiga.

A “Pascoa Terrugem 2019” conta ainda com um Torneio de Futebol 7, esta sexta-feira, sábado e domingo, 19,20 e 21 de abril, no campo de futebol da Terrugem. Ainda este sábado, haverá uma garraiada, às 15:30, na Praça de Toiros.

As festas são organizadas pela Sociedade Recreativa de Terrugem em colaboração com a Comissão de Festas de Terrugem.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta