Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
29 Outubro, 2018

Évora: Mais de 100 gatos esterilizados

Brevemente uma ação idêntica será desenvolvida com os cães.

O Serviço Municipal de Veterinário da Câmara Municipal de Évora procedeu este domingo (28 de outubro) a mais de uma centena de esterilizações de gatos, no âmbito do Programa “Esterilizar Social”, que se dirige à população comprovadamente carenciada em termos económicos.

Esta iniciativa, que decorreu nas instalações do Hospital Veterinário da Universidade de Évora, um dos parceiros, conjuntamente com a Associação para a Redução Populacional e Abandono (ARPA), enquadrou-se nas Primeiras Jornadas sobre Controlo Populacional de Cães e Gatos, que decorreram, sábado, no Pólo da Mitra (Valverde) da Universidade de Évora.

Ao longo de todo o dia, médicos veterinários, alunos do curso de Medicina Veterinária da UE e voluntários das várias associações presentes procederam ao registo e colocação de chip nos animais, encaminharam-nos para a zona de anestesia e daqui seguiram para o bloco operatório onde eram preparados e, posteriormente, intervencionados.

Promover o combate à sobrepopulação

Com esta iniciativa, que a Câmara Municipal de Évora está a desenvolver com várias instituições públicas e privadas, procura-se promover a posse responsável e o combate à sobrepopulação de gatos no concelho de Évora, em benefício da saúde pública do município.

Dentro em breve, a edilidade promoverá uma ação idêntica destinada às famílias com fracos recursos económicos que possuam cães.

No sábado, na sala de conferências do Pólo da Mitra, nas I Jornadas sobre Controlo Populacional de Cães e Gatos, que contaram com um forte envolvimento da Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Évora (AEMVUE), discutiram-se temas como a implementação de programas Captura, Esterilização e Devolução (CED); o seu enquadramento jurídico; o maneio de felinos silvestres; as diferentes técnicas de esterilização, assim como a redução de idades e custos e a importância do controlo populacional de cães e gatos.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.