Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualEurocidadeRegional
25 Janeiro, 2019

EUROBEC como destino turístico

Apresentação decorreu na FITUR 2019.

O Presidente da Eurocidade EUROBEC, o Alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso e os Vice-Presidentes da EUROBEC, os Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e de Campo Maior, apresentaram a Eurocidade EUROBEC, como destino turístico, esta quarta-feira, dia 24, na edição 2019 da FITUR (IFEMA).

Neste território transfronteiriço foi sendo construída, ao longo da história, uma cultura que mistura a riqueza de Espanha e Portugal, apresentando uma enorme diversidade de festividades, gastronomia, património e atividades culturais.

“Eurocidade é um destino turístico diversificado”

Para o Presidente da Câmara Municipal de Elvas e Vice-Presidente da EUROBEC, Nuno Mocinha “a Eurocidade é um destino turístico diversificado, onde podemos fazer turismo urbano e rural, visitar o património e desfrutar da natureza, participar nas festas tradicionais e apreciar a serenidade da paisagem do alto das fortificações. ”

As fortificações da Eurocidade EUROBEC têm um perímetro acumulado de 20 km. A sua importância é demonstrada pela classificação da “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações” como Património Mundial (UNESCO), com as suas diversas muralhas, baluartes, fortins e fortes, entre os quais se destaca o incrível Forte da Graça, ao qual se somam as muralhas de Badajoz, a sua enorme Alcazaba ou as recém-restauradas muralhas e fortificações de Campo Maior.

Destino Inovador

O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e Vice-Presidente da EUROBEC, Ricardo Pinheiro, observa que “a EUROBEC é um destino inovador que combina tradição e modernidade e apresenta o comércio de café como exemplo de um produto amplamente comercializado na fronteira que atualmente dá o mote, na EUROBEC, a um moderno museu e a diversas atividades turísticas ligadas ao mundo do café. ”

Explorar a gastronomia na EUROBEC é sinónimo de um passeio pelos mais afamados sabores de Espanha e Portugal, pontuado por sabores trazidos de todo o mundo na sequência dos descobrimentos protagonizados por ambos os países, e que tem os seus maiores expoentes nos produtos originários do montado, como o porco ibérico e o presunto, a carne de retinto e a carne alentejana, o peixe mais fresco da costa alentejana, os vinhos, as incríveis sobremesas portuguesas ou o melhor café da Europa.

O património mais importante da EUROBEC são as pessoas

Não obstante, como afirma o Presidente de Badajoz e Presidente da EUROBEC, Francisco Javier Fragoso Martinez, “o património mais importante da EUROBEC são as pessoas, que a tornam um destino único 365 dias por ano, com datas em que uma explosão de alegria e cor inundam as ruas, como as Festas do Povo, o São Mateus ou o Carnaval, mas também uma oferta permanente de 14 museus, salas de espetáculos, teatros e auditórios com a melhor programação. Os visitantes encontram sempre algo novo na EUROBEC. ”

Para facilitar este encontro, a EUROBEC tem também a maior oferta hoteleira do território, com mais de 50 alojamentos que oferecem mais de 3.000 camas em todas as categorias de hotéis, apartamentos, turismo rural e parques de campismo.A EUROBEC é um destino turístico que lhe permite desfrutar de diversos recursos naturais, atravessada pelos rios Guadiana e Caia, habitat ideal para muitas espécies de aves, que torna parte deste território Zona Especial de Proteção de Aves. Aqui é possível desfrutar de uma das mais importantes ZEPA urbanas da Extremadura, localizada nas margens do rio Guadiana, bem como de outras Zonas Especiais de Proteção fronteiriças, no território de Campo Maior e Elvas.

É na riqueza e diversidade deste património que assenta o nosso destino turístico. Localizar um destino num quadro tão complexo e completo como o da importante oferta turística da Extremadura e do Alentejo exige um esforço especial, para complementar e expandir a oferta regional.

Assim, no seio da rede de turismo EUROBEC (que inclui os postos de informação turística e os recursos municipais), estamos a trabalhar no projeto de uma marca turística que expresse a diversidade e qualidade da oferta e no desenvolvimento de vários produtos que permitam explorar a diversidade e variedade de recursos patrimoniais, culturais, ambientais, gastronómicos e comerciais.

Para divulgar esta visão da Eurocidade EUROBEC como um destino turístico está a ser desenhado um plano promocional, no âmbito do qual se irão desenvolver atividades conjuntas de promoção turística na EUROBEC.As ações desenvolvidas na EUROBEC, “Construindo a Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior” são co-financiados pela União Europeia com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.