ActualRegional
13 Novembro, 2018

Elvas: Comemora Dia Mundial da Diabetes

Elvas assinala o Dia Mundial da Diabetes, esta quarta-feira, dia 14 de novembro.  Com o lema “Diabetes em família – Um dia sem açúcar”estão previstas várias iniciativas na Praça da Republica, em Elvas.

As atividades a partir das 14 horas, incluem aulas de educação física, e de esclarecimento sobre a chamada “epidemia do século”, além de avaliações de glicémia a aconselhamento pelos profissionais de saúde que integram as estruturas que organizam a iniciativa.

Esta é uma iniciativa do Lions Clube, Clube do Diabético e Unidade Funcional da Diabetes do Hospital de Santa Luzia, ainda com o apoio da autarquia elvense, propõe à população a comemoração do Dia Mundial da Diabetes.

Diabetes: 422 milhões de adultos 

Calcula-se que sejam 422 milhões de adultos em todo o mundo. De acordo com o Observatório (estrutura integrada na Sociedade Portuguesa de Diabetologia), a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi, em 2015, de 13,3%. Isto significa que mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem a doença. Em Portugal a doença é responsável por um número elevado de internamentos hospitalares, numa associação direta com as doenças cardiovasculares, as amputações e as mortes precoces.
Desta alarmante realidade calcula-se que 90% sejam diabéticos tipo 2, aqueles que frequentemente estão associados a estilos de vida pouco saudáveis: alimentação, sedentarismo e outros. De resto são estes estilos de vida que apontam para um crescimento da doença; Em 2040 calcula-se que existirão em todo o mundo 642 milhões de diabéticos.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta