ActualRegional
15 Maio, 2018

Elvas: 2,5 milhões de euros para Laboratório de Investigação

O CoLab InnovProtect Plant visa a concretização do laboratório colaborativo de investigação agrária.

A Câmara Municipal de Elvas e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinaram um protocolo de cooperação com vista à implementação do CoLab InnovProtect Plant, que se vai estabelecer na ex-Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, localizada nesta cidade raiana.

O CoLab InnovProtect Plant visa a concretização do laboratório colaborativo de investigação agrária.

Nuno Canada, presidente do INIAV salientou a pertinência do projeto, uma vez que, “numa perspetiva de proximidade entre a produção e distribuição, faz todo o sentido que seja em Elvas”, numa aposta clara na “transferência de conhecimentos e tecnologias”.

Investimento de 2,5 milhões de euros

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, referiu que o objetivo deste “laboratório é tentar encontrar soluções para os problemas dos agricultores”, podendo “patentear soluções e depois chegar ao mercado”, fazendo-o “desafiando as pessoas a fazer investigação, que seja prática e não fique na prateleira, como acontece em alguns casos”.

O autarca de Elvas lembrou ainda que este é um investimento de 2,5 milhões de euros e que a “Câmara Municipal não é apenas um mero apoio, vamos fazer obras e equipar todo o laboratório para que fique pronto a desenvolver a sua função”, estando prevista a contratação de cerca de “50 investigadores para este projeto”.

Para o reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, foi uma “honra assistir à celebração deste protocolo de colaboração”, num século em que as universidades se querem “globais e cívicas”, sendo que, na “perspetiva global, o ensino e a investigação são feitos em rede, universal”.

 

A assinatura deste protocolo esteve inserida nas comemorações do Dia do Agricultor, que contou com conferências sobre “Adaptação às alterações climáticas” e “Estratégia nacional para a promoção da produção de cereais” e contou com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta