ActualRegional
11 Fevereiro, 2019

 Deputado do PCP visitou Estação Nacional de Melhoramento de Plantas de Elvas

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve na manhã desta segunda-feira, 11 de fevereiro, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas no concelho de Elvas, onde reuniu com o seu responsável, Benvindo Maçãs.

Esta estação pertencente ao INIAV e dedica-se à preservação, valorização e melhoramento do património genético vegetal. Detém, por isso, um papel fundamental na produção de sementes de qualidade e adaptados aos nossos solos e ao nosso clima, com particular destaque para a área cerealífera.

Portugal importa mais de 95% dos cereais que consome na alimentação humana. Poucos são os países no mundo com uma taxa tão baixa de autoabastecimento. Consciente desta situação, o governo lançou recentemente a sua Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais.

“A situação é de alarme social e económico” alerta PCP

O PCP está no terreno para garantir que esta estratégia não seja apenas mais um pacote de boas intenções.

“A situação é de alarme social e económico. Neste sentido, Miguel Viegas apelou para a necessidade de dar meios sólidos que possa incentivar esta produção, com incentivos claros à produção, evitando assim a monocultura que se está a instalar em vastas áreas do Alentejo. Mas esta estratégia deve ser igualmente coerente, tirando partido do valoroso trabalho desenvolvido nesta estação que procura encontrar as melhores soluções genéticas em matérias de sementes”.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta