ActualRegional
16 Abril, 2019

Coração Delta apela a ajuda ao pequeno Carlos

As dádivas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no Hospital de Elvas, entre as 9 e as 13 horas.

Carlos, de apenas 4 anos, necessita urgentemente de um transplante de medula óssea. O Coração Delta associou-se a esta campanha de recolha de medula.

Associação de Solidariedade Social – Coração Delta realiza uma ação de recolha de dadores de medula óssea de segunda a sexta-feira, no Hospital de Elvas. As dádivas de sangue e medula óssea podem ser feitas entre as 9 e as 13 horas.

No Hospital de Portalegre as dádivas de sangue decorrem das 8 às 13 horas.

 Sobre transplante de medula óssea 

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, na verdade, trata-de de uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras da medula do dador. Estas células vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis.

A colheita de células para transplante é feita no bloco operatório (no caso de medula óssea, sob anestesia geral), ou no hospital de dia, quando é por citaferese – colheita feita em sangue periférico, através de um cateter ou de duas veias, não sendo necessária anestesia.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta