ActualRegional
11 Outubro, 2018

CIMAA debateu Turismo Gastronómico em Marvão

A iniciativa esteve integrada no programa Provere In Motion 2020.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – CIMAA promoveu esta quinta-feira, 11 de outubro o Seminário sobre Turismo Gastronómico.

A iniciativa decorreu em Marvão e esteve integrada no programa Provere In Motion 2020.

O programa teve início no Museu da AMAAIA. Os participantes realizaram uma visita guiada ao Museu e assistiram a um filme sobre a cidade romana da AMAAIA.

Na parte da tarde decorreu o Seminário Turismo Gastronómico, no Centro Cultural de Marvão.

Entre os temas em análise destaque para “Manjares de Marvão – Quinzenas Gastronómicas”; “As Tendências”; “As Vinhas Velhas da Serra de São Mamede” e “Tradição/Inovação”.

Ricardo Pinheiro, Presidente da CIMAA, destacou a relevância do tema para a afirmação do Alto Alentejo no setor do turismo, sublinhando o papel e riqueza da gastronomia, como identificação do território e forma de captar novos públicos, como é o caso dos turistas.

Ceia da Silva: “a gastronomia é um produto turístico relevante”

Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, afirmou na sessão de abertura deste seminário que “a gastronomia é um produto turístico emergente”, dando como exemplo “um bird-watcher (observação de aves) aprecia um bom vinho”, acrescentando que “o turismo é um setor que tem de funcionar em rede para ser eficiente no seu conjunto”.

 

Ceia da Silva lembrou os participantes que “há pessoas que percorrem centenas de quilómetros para comerem bem. A gastronomia é um produto muito relevante para todos os segmentos de mercado, tem é de ser de qualidade”.

O Presidente deste organismo atestou que “nesta matéria fizemos certificados de qualidade com produtos endógenos, como os vinhos e azeite”.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo publicou com sucesso um guia sobre restaurantes, cuja edição em francês esgotou quatro vezes. Para breve está prevista a publicação de um guia de enoturismo do Alentejo.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Deixar uma resposta